A participação efetiva dos trabalhadores nas políticas públicas ampliaria, de fato, a luta não só por melhores condições de trabalho, mas também compreendendo a sociedade como um todo. É preciso compreender de vez que o trabalhadores, além da sua vida dentro da fábrica, está inserido num sistema maior, que é a cidade, o Estado, o País. Por isso, o voto consciente em quem defende as causas trabalhistas é muito importante.
Por isso, o sindicato dos Petroleiros do Ceará relembra os candidatos que de alguma forma, ajudaram a causa petroleira. Confira:
Guilherme Sampaio 13234 (deputado estadual pelo PT): Já presidiu audiência pública na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa (quando foi suplente de deputado) contra a venda da Lubnor. Além disso, protocolou ação civil pública no Ministério Público Federal contra a venda da refinaria. Também participou de movimentos na porta da Lubnor.
Inácio Arruda 6665 (deputado federal pelo PCdoB): participou da Campanha “O petróleo é Nosso”. Defensor histórico das causas dos petroleiros como deputado e senador da república.
Renato Roseno 50500 (deputado estadual pelo Psol): fez discursos na tribuna da assembleia em defesa da Petrobrás. Participou ativamente de atos na porta da Lubnor.
Larissa Gaspar 13133 (deputada estadual pelo PT): participou da visita dos vereadores à Lubnor.
Elmano Freitas 13 (governador pelo PT): se reuniu com trabalhadores da Cegás na sede do sindipetro para construir o projeto para uma vaga para trabalhador no Conselho de Administração da companhia. Apoiou a greve da categoria. Recebeu duas vezes a categoria em seu gabinete. Já participou de atos na Lubnor, presidiu audiência pública na Assembleia contra a venda dos campos de petróleo no Ceará. Mobilizou a assembleia em defesa das Estatais.
José Airton 1333 (deputado federal pelo PT): participou de atos em defesa da Lubnor.
Nestor Bezerra 50113 (deputado estadual pelo Psol): já levou diversos apoiadores, dirigentes da construção civil, aos atos na porta da Lubnor.
Professora Zuleide 50444 (deputada estadualo pelo PSOL): esteve diversas vezes em atos na Lubnor defendendo a Petrobrás e denunciando a privatização.
Moisés Braz 13333 (deputado estadual pelo PT): propôs a criação de Frente Parlamentar em defesa da Petrobras.