Orismar Holanda, Antônio Carlos e Genário Vasconcelos.

Em setembro deste ano, o deputado Antônio Carlos (PT-CE) solicitará audiência pública na assembleia legislativa do Ceará para debater o um projeto de irrigação por reaproveitamento de água na região de Quixadá.

[LEIA TAMBÉM: Sindipetro já reuniu-se com os(as) deputado(as) Dedé Teixeira (PT-CE), Mirian Sobreira (PSB-CE), e BethRose (PRP-CE)]

A demanda partiu do Sindicato dos Petroleiros do Ceará, que está realizando uma série de visitas a parlamentares com o intuito de criar uma comissão parlamentar para conhecer o processo produtivo da cadeia produtiva do Biodiesel, em paralelo com a cadeira produtiva da extração de petróleo em terra no Ceará, para que a água que é retirada pela Petrobras seja tratada e reusada para plantio de mamona, por meio da agricultura familiar, que por sua vez, venderá o óleo à usina de Biodiesel.

Segundo o que disse Orismar Holanda, presidente do Sindipetro CE/PI, em reunião com o deputado hoje (22), existe um projeto que está em operação no Campo Fazenda Belém que é perfurar 2000 novos poços até o ano de 2018.

“Com 2000 novos poços operando, teremos um volume de água triplicado na produção. Se hoje nós tiram 800 m³ de água por dia, teremos 2000 a 2500 m³ de água por dia. Então a Petrobras quer fazer um tubo que jogue a água no mar e isso é uma loucura, temos que tratar essa água e usá-la para o plantio da região”, disse.

Escute a conversa entre o deputado, o sindicalista e o assessor legislativo e engenheiro Genário Vasconcelos:

[jwplayer config=”audio-conteudo” mediaid=”4426″]

Entenda a notícia

No Ceará existe uma escassez de óleo de mamona, onde o estado exporta óleo de soja do Sudeste por falta de um maior incentivo a agricultura familiar e também da seca, o que dificulta a produção de oleaginosas no semiárido e seus produtores não conseguem vender à Petrobrás sua produção, que tem o objetivo de comprar esse óleo e assim desenvolver a região. Sendo o principal problema na produção de oleaginosas as complicações climáticas e a seca, a falta de água.