“Unir para lutar” foi o slogan da chapa unitária liderada pelo dirigente do Sindiprece (Sindicato dos Previdenciários do Ceará), Luciano Simplício, eleita para compor a nova diretoria da CTB no Ceará pelos próximos quatro anos (2013-2017).

Cerca de 300 pessoas participaram do Congresso Estadual realizado entre os dias 14 e 15 de junho, na capital cearense, que reuniu diversas categorias como: bancários, saúde, água e esgoto entre outras.

Simplicío conta que começou sua militância sindical participando de assembleias de base, também passou pela formação no Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Sinprece) e chegou à direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS).

Aos 55 anos, o sindicalista se diz otimista em relação ao movimento sindical. “Nos últimos anos, conquistamos muitas coisas, mas precisamos avançar, para consolidar cada vez mais a CTB e impulsionar as lutas dos trabalhadores”.

Ele analisa que os protestos contra a terceirização e por uma pauta unificada como o Dia Nacional de Paralisações que estão sendo realizadas no mês de agosto são uma mostra da mobilização pelos direitos trabalhistas “nossa tarefa é essa”, destacou.

O novo presidente lembrou-se da importância de manter a unidade das centrais dando organicidade para as manifestações em prol da classe trabalhadora.Para ele a luta de classe é cotidiana e o papel da central sindical é dar respostas às demandas trabalhistas. O 3º Congresso da CTB ocorre entre os dias 22 a 24 de agosto em São Paulo.