O Sindipetro CE/PI realizou o XXVIII Congresso estadual dos(as) petroleiros(as) no Ceará e o I Congresso estadual dos(as) petroleiros(as) no Piauí, que ocorrem anualmente, onde os trabalhadores tomam decisões soberanas sobre assuntos de interesse sindical.

[BAIXE AQUI O ESTATUTO ALTERADO EM JUNHO DE 2013]

Iniciado na manhã do dia 20, o Congresso de Fortaleza foi aberto com a aclamação ao hino nacional e uma homenagem póstuma a Hugo Chávez. Logo após isso, foi feita a escolha da mesa diretora da plenária, formada por Ebergleyson Duarte Costa (Cegás), Jerônimo Freitas (E&P) e Gerson Nobre Dalto (TermoCeará Pecém).

Após leitura e aprovação do regimento interno do Congresso, foi apreciado como primeiro ponto de pauta a aprovação de duas mudanças estatutárias, sendo elas:

– Foi definido que todos os municípios do Ceará e do Piauí, citados um por um, passem a ser representados pelo Sindicato dos Petroleiros do Ceará e Piauí conforme exigia o Ministério do Trabalho.

– Criação de duas novas secretarias: da mulher e da juventude.

Apoio

O Congresso ainda recebeu o apoio do representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Vinicius França, do representante da FUP e diretor da CTB-Nacional, Divanilton Pereira, e do diretor do Sindipetro RN, Diego Holanda.

[jwplayer config=”video-lateral” mediaid=”3395″]

[jwplayer config=”video-lateral” mediaid=”3398″]

Leitura da Tese

Na leitura da tese [BAIXE A TESE CORRIGIDA AQUI], documento que guia e expressa o sentimento petroleiro da luta trabalhadora, foram abordados assuntos contrários aos leilões do Petróleo no Brasil, por uma Petrobrás 100% estatal, pelo fim da do capitalismo e desse sistema, contra a agressividade dos EUA e contra processo de desnacionalização da economia brasileira. Além disso, os petroleiros apoiam a agenda da Conclat, apoiam veementemente a luta dos trabalhadores rurais, a favor da reforma agrária, pelo enfrentamento da dependência química e do descaso do governo com os aposentados, por uma política de promoção pelas mulheres, igualdade racial e por melhores condições de trabalho e de saúde.

[jwplayer config=”video-conteudo” mediaid=”3401″]

Algumas propostas de pauta aprovadas para o PLENAFUP:

– A redução de 2h de trabalho, sem nenhum tipo de prejuízo, para trabalhadores da Petrobrás com filhos com deficiência mental.
– Que seja discutido o acordo nacional sobre o dia do desembarque.
– Que sejam pagas todas as dobradinhas que não estão sendo pagas desde então.
– Que o programa Jovem Universitário sejam estendidos aos trabalhadores.
– Que a AMS seja ascendente, para o pai e mãe dos trabalhadores.
– Colocar o adiantamento do INSS do dia 10 e 25 em ACT.
[CLIQUE AQUI PARA BAIXAR AS RESOLUÇÕES COMPLETAS] 

No final do congresso foram eleitos os delegados titulares para o IV PLENAFUP, que acontece em julho, que são:

a) Orismar Holanda
b) José Domingos
c) Marcondes Muniz
d) Gerson Nobre
e) Francisco Sales
f) Ebergleyson Duarte

Teresina é sede do I Congresso Estadual do(as) Petroleiros(as) no Estado do Piauí

Teresina sedia  o I Congresso Estadual do(as) Petroleiros(as) no Estado do Piauí no dia 17 de abril de 2013, às 18h00 na sede da CTB-PI,  tendo como tema “Uma Representação Classista ao Alcance de Todos- Emprego e Previdência Social no Brasil”. Os objetivos do Congresso é debater e reafirmar o compromisso classista de uma agenda por um novo projeto de desenvolvimento com soberania e valorização do trabalho. Presentes os diretores Marcondes Muniz(CTB-CE/ FUP/SINDIPETRO- CE/PI) e José Domingos(SINDIPETRO-CE/PI)

Os petroleiros do Piauí e Ceará debaterão durante esses dias temas da maior relevância para os trabalhadores da categoria nos dois estados. As perspectivas de incremento das atividades de exploração de petróleo e gás, em águas profundas no Ceará e na Bacia do Parnaíba no Piauí exigem que  se tenha uma visão clara por parte dos trabalhadores no aspecto da qualidade das relações de trabalho que darão sustentação a estes investimentos.  Os arranjos produtivos que este setor econômico elabora, sacrificam a qualidade do trabalho, flexibilizam as modalidades de contratação, expõem os trabalhadores a uma condição insegura, promovendo a precarização e o adoecimento.

As reservas de gás natural da bacia do Parnaíba, recentemente estudadas pela ANP, Já viraram alvo de outras empresas operadoras do setor. A OGX já comemora em seu portal o inicio da sua produção de gás natural para 2013. A empresa OGX busca viabilizar o suprimento de gás para 2 projetos de energia térmica já em construção.

A 11ª Rodada de Licitações que a ANP divulgou recentemente, com previsão de acontecer  nos dias 14 e 15 do mês de maio, vai oferecer 20 blocos terrestres da Bacia do Parnaíba, sendo que 14 estão no Piauí em 34 municípios e o restante no Maranhão. A área total dos blocos é de cerca de 60 mil quilômetros quadrados e cada um deles tem em torno de três mil quilômetros quadrados. A ANP alega que o objetivo da 11ª Rodada é promover o conhecimento das bacias sedimentares, desenvolver a pequena indústria petrolífera e fixar empresas nacionais e estrangeiras no país, dando continuidade à demanda por bens e serviços locais, à geração de empregos e à distribuição de renda. Muniz entende que “Pela visão do Trabalhador, subtende-se que o órgão regulador sofre influência/pressão de entidades e empresas que defendem os interesses de um segmento de mercado dominado pelo capital privado. LEILÃO É PRIVATIZAÇÃO e somos todos contrários, defendemos uma regulamentação que zele pela nossa soberania em relação aos nossos recursos naturais e energéticos e uma PETROBRAS 100% estatal”

Muniz observa ainda “Um outro debate toma como referência o segmento de biocombustíveis nos dois estados. Como na discussão do petróleo a categoria reunida debaterá temas ligados às condições de trabalho, composição de efetivos, qualificação de mão de obra, montagem e operação de empreendimentos e equipamentos ligados a industria dos biocombustíveis”.

As entidades que representam os trabalhadores nos estados do Piauí e Ceará apontam como alternativa a necessidade de se ampliar a unidade das centrais e dos movimentos sociais, bem como a mobilização e a conscientização dos sindicatos e de suas bases, de forma a elevar o protagonismo da classe trabalhadora na luta política, em confronto com os interesses dos grandes capitalistas, latifundiários e imperialistas.