O Seminário Nacional do Setor Privado ocorrerá nos dias 21 e 22 de março de 2024 na cidade de Fortaleza, no Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, Rua Paulo Firmeza, 445 – São João do Tauape, Fortaleza/CE. O Seminário terá início às 09h do dia 21 de março. Recomendamos a chegada em Fortaleza até às 21h do dia 20.

Lembramos que as despesas de deslocamentos, hospedagem e alimentação serão custeadas pelos sindicatos. A organização da atividade recomenda para hospedagem o próprio local do evento, que possui alojamentos. Para quem preferir se hospedar em hotéis, há opções na rede hoteleira no Ceará na Beira-mar, a 20 minutos de carro do local do evento.

INSCREVA-SE AQUI

 

Os objetivos do Seminário são:

1..Organizar a pasta do setor privado, momento de encontro e troca de experiências entre os diretores; Ampliar a representação e filiação, com maior aproximação com a base;

2. Avaliar e avançar na organização das mesas de negociação coletiva; Avançar na compreensão em relação ao tema dos contratos entre Petrobrás e o Setor privado.

Programação:

Dia 21/03 (quinta-feira)

9h – Recepção

9:30h – Solenidade de Abertura

10:30h – Mesa jurídica

Aspectos jurídicos, trabalhistas, e convenções coletivas do setor privado de petróleo e gás – Desembargador RN, Jurídico do Sindipetro CE, Jurídico da FUP.

12h – Almoço

13:30h – Mesa econômica

Perspectivas economias para os próximos anos no setor privado de petróleo e gás – DIEESE, INEEP

15h – Mesa política

A importância da conjuntura política para o setor privado de petróleo e gás – Radiovaldo

Para as Mesas, composição de 2 ou 3 convidados, além de 2 diretores (Sindipetro e FUP) para condução. Sugerir que as falas tratem dos principais problemas e desafios a enfrentar.

16:30 – Lanche

18h – Momento Cultural

Dia 22/03 (sexta-feira)

09h – Apresentação para debate sobre saúde e segurança no setor privado de petróleo e gás.

09:30h – Apresentação sobre a Participação efetiva de mulheres e LGBTQIA+, conforme definido no último seminário da FUP

10h – Apresentação sobre a realidade atual do Setor Privado de cada sindicato e na FUP

11:30h – Trabalho em Grupo sobre os temas e propostas de ação: Convenção Coletiva, Sindicalização, Áreas de Atuação dos Sindicatos, Terceirizações no Setor Petróleo, Tabela Salarial, Benefícios, etc. Distribuídos nos 3 eixos de debate.

1. Avaliar as práticas e organização da negociação em cada sindicato, estrutura (secretária, diretor e etc.) – Sindicato para dentro.

2. Sobre a relação/negociação com as empresas do setor e a Petrobrás (avaliar se ainda há algo a ser discutido e avançar) – Sindicato e Negociação.

3. Como está a representação, sindicalização, mobilização e relação com os trabalhadores – Sindicato e Base.

12:30h – Almoço

14h – Apresentação dos trabalhos dos grupos

15:30h – Resolução e Cartilha do Setor Privado

16:30h – Lanche

17h – Encerramento