A reunião que ocorreu hoje, dia 09/02/22 da diretoria da ANP – Agência Nacional de Petróleo foi marcada por uma grande fato contra a venda da Lubnor: A nova gestão da Petrobrás solicitou a retirada de pauta da autorização da alteração de titularidade na operação de GLP entre Lubnor e Transpetro. Entenda o que era o contrato, verdadeiro presente para a GREPAR:

Atualmente, a Lubnor é responsável por receber o GLP (gás liquefeito de petróleo) para Fortaleza. Nesse processo, a Transpetro é responsável pelo transporte e a medição fiscal do gás, de forma que o produto esteja pronto para uso quando chegar às empresas consumidoras (Ultragaz, Nacional Gás Butano e Copagás). Porém, com a compra da refinaria, a responsabilidade pelo recebimento desse gás importado recairia sobre a empresa compradora, mas isso não foi aceito pela Grepar.

A primeira proposta da direção bolsonarista da Petrobrás consistia na terceirização dos serviços da Transpetro, de modo que a Grepar pagasse pela mão de obra utilizada no transporte do gás. A sugestão, no entanto, foi recusada.

Diante do impasse, a solução encontrada pela direção bolsonarista da Petrobrás foi o arrendamento da Transpetro por 10 anos. Através do arrendamento, a Transpetro não só ficaria responsável pelo recebimento e transporte do GLP, como também deveria pagar para utilizar as instalações da refinaria. Com isso, a Grepar receberia R$ 44,6 milhões da Petrobrás, até 2031. Assim, cerca de 25% do valor devido pela Grepar pela compra da refinaria, seria quitado através do verdadeiro presente de pai para filho. Porém, a transação carecia de autorização da ANP, a qual seria votada hoje dia 09/02/2022. Porém, o grande presente à Grepar não foi entregue:

“A requerente solicita a retirada da pauta sob a justificativa de que a nova gestão da companhia estaria tomando ainda conhecimento dos assuntos relativos à matéria e solicita que retire da pauta”, relata o processo, diretor da ANP, Fernando Moura.

Para a categoria petroleira e o povo do Ceará essa é uma grande vitória! O favorecimento que a gestão bolsonarista da Petrobrás estava fazendo ao grupo Greca/Grepar é um verdadeiro crime contra o patrimônio público. Esperamos que a nova gestão da Petrobrás cancele todo o processo de venda da Lubnor e apure a responsabilidade de todas as irregularidades nessa venda que é uma verdadeira fraude!

A PETROBRAS FICA NO CEARÁ! A LUBNOR É DO POVO CEARENSE!