O Sindicato dos Petroleiros do Ceará e Piauí e a União de Jovens do Vincente Pinzon (UJVP), entidades que já são parceiras por algumas ações nos bairros que circudam a Refinaria de Lubrificantes do Nordeste (Lubnor), se uniram para distribuir para os moradores 5 mil cópias do Jornal Brasil de Fato de Abril, edição que trata dos escândalos da farsa que foi a Lava Jato.

Segundo Marcio Lima, da UJVP, a vida do Sindipetro Ce/Pi está fortemente imbricada com a realidade política, social e econômica do país por se tratar de um trabalho que envolve um setor estratégico para a soberania nacional. “O movimento sindical petroleiro e a história do Brasil vão se confundir várias vezes, deixando claras as consequências desse diálogo em diversas situações”, afirmou.

SOBRE O BRASIL DE FATO

O Brasil de Fato (BdF) é um site de notícias e uma radioagência, além de possuir jornais regionais no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, em São Paulo, no Paraná, em Pernambuco, no Ceará, na Bahia, na Paraíba, no Rio Grande do Norte e no Rio Grande do Sul. Lançado em 25 de janeiro de 2003, o BdF circulou por mais de dez anos com uma versão impressa nacional.

Por entenderem que, na luta por uma sociedade justa e fraterna, a democratização dos meios de comunicação é fundamental, movimentos populares criaram o Brasil de Fato para contribuir no debate de ideias e na análise dos fatos do ponto de vista da necessidade de mudanças sociais em nosso país.