Um vazamento de óleo proveniente de um duto da Petrobrás que aconteceu no domingo (20) atingindo a região de Massui (incluindo uma fazenda particular), na cidade de Candeias, deixou apreensivo os moradores locais que divulgaram um vídeo do óleo correndo na estrada.

Para o Sindipetro Bahia o acidente pode ser apenas a ponta de um iceberg que vem despontando após uma série de desinvestimentos que vêm sendo feitos na estatal pelo governo Bolsonaro. Em processo acelerado de privatização, com a venda da maior parte de suas unidades, a Petrobrás reduziu o seu efetivo de trabalhadores, incentivando a demissão voluntária e transferindo parte da força de trabalho para outros estados. Ao mesmo tempo diminuiu o investimento para manutenção das instalações e terceirizou serviços fins que não poderiam ser terceirizados.

Com a falta de manutenção e investimento, acidentes como esse podem acontecer em outros campos e unidades e terem consequências imprevisíveis atingindo o meio ambiental e os trabalhadores.

Diretores do Sindipetro Bahia foram ao local do derramamento de óleo e percorreram a região conversando com os moradores. A entidade sindical também vai exigir a participação na comissão que irá investigar o acidente, como está previsto no Acordo Coletivo de Trabalho da categoria, pois apesar dessa garantia, a atual gestão da Petrobrás tem dificultado a participação do sindicato nessas comissões de investigação.

A Petrobrás já havia avançado muito no quesito da segurança, deixando para trás a época do governo de FHC, quando os acidentes ambientais e com vitimas eram constantes, exatamente por conta da tentativa de privatização da estatal que aconteceu nessa época. Um triste exemplo foi o acidente com a P-36, em 2001, que tirou a vida de 11 petroleiros. A plataforma acabou naufragando.

Fonte – Sindipetro Bahia