Com o lema “Vida em primeiro lugar” e o mote “Queremos trabalho, terra, teto e participação”, 26ª edição do Grito dos Excluídos acontece nesta segunda-feira (7), mas tem esquenta neste fim de semana

[Do Portal da CUT]

Contra o projeto de arrocho salarial e social do governo de Jair Bolsonaro (ex-PFL), e a falta de um comando nacional de combate ao novo coronavírus, entidades dos movimentos populares, socais e sindicais, respeitando o distanciamento social, realizam manifestações em todo o país nesta segunda-feira, 7 de setembro.

O lema da 26ª edição do Grito dos Excluídos deste ano é “Vida em primeiro lugar” e o mote “Queremos trabalho, terra, teto e participação”, com atividades em todo o país.

É o grito dos mais de 13 milhões de brasileiros, especialmente negros com baixa escolaridade, que estão em situação de pobreza extrema, vivendo nas ruas, nos cortiços, favelas, ocupações e periferias, abandonados por este governo que só pensa em acabar com políticas sócias para os mais vulneráveis.

Em São Paulo, excepcionalmente neste ano, devido a pandemia do novo coronavírus, o Grito dos Excluídos não seguirá pela Avenida Brigadeiro Luiz Antônio em direção ao Monumento às Bandeiras, ao lado do Parque do Ibirapuera, como de costume.

O ato, organizado pela Central de Movimentos Populares (CMP), com apoio da CUT São Paulo, terá concentração às 10h, na Praça Oswaldo Cruz, ponto inicial da Avenida Paulista. No local haverá um ato ecumênico.

Confira outras cidades onde o ato será realizado:

São Paulo

ABC

No ABC Paulista, o Grito será às 15h, com transmissão pelo zoom, leitura de mensagem do Frei Betto.

No Alto Tiete: No dia 5, a Pastoral da Sobriedade, PO e PJ realizarão uma Live pré Grito, com o tema deste ano. No dia 6, haverá um ato Inter-Religioso, à noite, na frente da Igreja São Sebastião. Já na segunda-feira (7), às 9 horas, tem missa na Catedral com a presença do bispo, do padre Dimas, entre outros.

A transmissão será feita, às 11h, pela página no Facebook Rede Livre em www.redelivre.online

Aparecida

Uma missa, às 9h, em celebração da 33ª Romaria dos Trabalhadores e do 26º Grito dos Excluídos, presidida pelo bispo de Aparecida, Dom Orlando Brantes. A missa será transmitida pela TV Aparecida, Rádio Aparecida e Portal A 12. 

Baixada Santista

Atos simbólicos serão realizados em cinco cidades da região, partir das 9h, com ocuparão de praças locais, com cartazes, bandeiras e cruzes para lembrar os brasileiros mortos pela Covid-19. Devido à pandemia do novo coronavírus, não haverá uso do microfone e os participantes deverão usar máscaras de pano para proteção individual.

Em Carapicuíba terá carreata, às 10h, no Parque da Aldeia destino, Parque Gabriel Chucre e Via Inocência Seráfico.

Campinas

No domingo (6), às 15h, haverá uma live com a participação de Salete Carollo, assentamento Tapes MST/RS, Darcy Costa, Coordenador MNPR, Soledad Pequena, assessora CEMIR, Arnaldo de Negri, Fórum da Sociedade Civil da Saúde e Seguridade Social e do Grito dos Excluídos Continental. Transmissão aqui.

Jundiaí

Em Jundiaí a Diocese realiza o seu 10º Grito dos Excluídos, às 9 desta segunda (7), com uma celebração na Paróquia São José Parque Almerinda Chaves, com transmissão pelo Facebook da Paroquia São José.

Osasco

Na segunda-feira, ato simbólico em Osasco, na Praça Helena Maria, pela manhã, promovido pela Assembleia Popular e FBP.

Rio Grande do Sul

Tem um ato simbólico das 10h às 12h, no Parque Pedro Antonio Maria, na Avenida Henrique Bier, 4076, em São Leopoldo. Haverá  plantio de centenas de árvores nativas e frutíferas pelas vidas perdidas na pandemia.
O ato será transmitido ao vivo através da Rede Soberania e do Brasil Fato, em parceria com a CUT-RS e várias representações, no Facebook.

Pará

Em Belém o grito dos excluídos será na Praça da República, em frente ao teatro, às 8h da manhã. A transmissão será feita pela Rádio Web Idade Mídia e pela página oficial do Grito dos Excluídos.

Amazonas

Em Manaus, o ato será no domingo (6) com intervenções culturais e políticas, às 16h, no mirante da Embratel, onde há uma visão do encontro das águas, rio, mata.

Bahia

Salvador prepara um ato simbólico seguindo todas as recomendações da saúde na prevenção contra o novo coronavírus. O grito dos excluídos será na segunda-feira (7), a partir das 9 h, no Parque Treze de Maio.

Vitória da Conquista (BA), no sábado (5), terá Rodas de Conversa, às 15h, com lideranças políticas, comunitárias e com presença do arcebispo metropolitano da cidade. A transmissão será pela página Facebook, Youtube e Instagram da Arquidiocese de Vitoria da Conquista.

Santa Catarina

Em Florianópolis tem uma live na segunda-feira (7) pelo Facebook da CUT-SC para marcar o dia do Grito dos Excluídos. A transmissão contará com atrações culturais e com a participação de coordenadores de ramos e de Dom Guilherme Antônio Werlang, da diocese de Lages, que em nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). https://www.facebook.com/sccut

Ceará

Fortaleza prepara um ato presencial simbólico na próxima segunda-feira (7) no aterro da Praia de Iracema, às 15h, em Fortaleza. Já no Cariri, o ato será às 8h (local e cidade definir).

Maranhão

Já em São Luís haverá uma missa, neste domingo (6), na Igreja do Bonfim.  Na segunda-feira (7), no dia do Grito dos Excluídos, terá ação solidária com a população de rua no Mercado Central à noite.

Na Diocese de Pinheiro, interior do Maranhão, haverá uma carreata às 7h – Praça São José. Na cidade de Brejo está previsto um ato das 9 às 11h na segunda-feira (7).

Distrito Federal

Em Brasília, as ações do no dia do Grito dos Excluídos acontecem em duas partes. Na primeira, um ato virtual acontecerá às 8h30, pelo aplicativo Zoom, e contará com a participação de entidades, movimentos, partidos e parlamentares. Na segunda parte, um ato performático presencial, na Esplanada dos Ministérios, a partir das 10h.

Espirito Santo

Em Vitória, domingo (6), a partir das 19h, haverá uma projeção Mapeada no Convento da Penha, transmissão ao vivo pelas redes sociais do convento. Na segunda, dia 7, a partir das 8h, uma celebração inter-religiosa no Convento da Penha. A celebração não é aberta ao público devido a pandemia do novo coronavírus.

Goiás

Goiânia terá uma transmissão ao vivo na segunda-feira (7) para marcar o dia do Grito do Excluídos. O ato simbólico terá a participação de Ermínia Maricato, João Pedro Stédile e Leonardo Boff, promovido pelo Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania. 

Mato Grosso

Em Cuiabá haverá uma celebração ecumênica na Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito às 18h, na segunda-feira (7). Todas as atividades serão com transmissão ao vivo.  

Minas Gerais

Belo Horizonte terá atos simbólicos no dia 7 a partir das 10h na Igreja São Francisco de Assis – na Pampulha, no Viaduto – Av. Antônio Carlos (próximo a PPL), no Viaduto – Av. Antônio Carlos com Av. Abrahão Caram e Av. Amazonas, no Mercado Central e na Praça da Estação.

Pernambuco

Em Recife o ato dos Gritos dos Excluídos será nesta segunda-feira (7), a partir das 9h, no Parque Treze de Maio, respeitando o distanciamento e seguindo todas as recomendações de saúde e higienização.

Paraná

Em Curitiba haverá uma missa presidida por Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo de Curitiba, será realizada nesta segunda-feira (7), às 12h. A transmissão será feita pela página do da arquidiocese no Facebook. O dia será marcado por mobilização, velas, cruzes para lembrar as mortes pelo Covid.  No dia 9, na quarta-feira, será dia de distribuir alimentos, máscaras ou camisetas com o símbolo do Grito dos Excluídos.

Rio de Janeiro

A manifestação do Grito dos Excluídos na cidade do Rio de Janeiro será na rua Uruguaiana com Av. Presidente Vargas, a partir das 9h. O ato terá panfletagem, marcha até o museu do Amanhã – Praça Mauá, performances e a participação do Bicuda do Bozó presente.

Rio Grande do Norte

Nesta segunda-feira (7), em Mossoró, haverá distribuição de cestas com alimentos e materiais de higiene arrecadados durante a Campanha de Solidariedade às pessoas em situação de vulnerabilidade social, entre elas, imigrantes. O Grito de Mossoró será também em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade em defesa do Fundeb Permanente. 

Rondônia

Porto Velho terá o amanhecer nas casas com panos pretos e cartazes do Grito dos Excluídos. A partir das 17h, ato presencial cultural no Centro Político Administrativo do Governo do Estado, para no máximo 25 pessoas. O ato também contará com a participação de representantes dos povos indígenas ameaçados nos territórios.

Roraima

Já em Boa Vista a concentração do Grito dos Excluídos será na Praça do Centro Cívico, a partir das 8h, de onde sairá a carreata do 26° Grito dando um basta na miséria, preconceito e repressão. A orientação é para ir de carro ou de moto, com máscara, álcool gel e garrafinha de água.