A revista eletrônica, no entanto, privilegiou representantes do PSDB e deu pouco espaço para líderes progressistas, ignorando os ex-presidentes Lula e Dilma

 

Por Lucas Rocha  – REVISTA FÓRUM

O Fantástico deste domingo (19) exibiu uma longa matéria com as reações negativas de autoridades e lideranças políticas contra a ação do presidente Jair Bolsonaro de participar de ato pró-intervenção militar.

“Varias autoridades condenaram a participação do presidente em um ato antidemocrático”, disse o apresentador Tadeu Schimdt após matéria que mostrou o ex-capitão em ato com cartazes “Fora Maia” e “Intervenção Já”.

A declaração do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi reproduzidas pelo Fantástico na íntegra. “O mundo inteiro está unido contra o coronavírus. No Brasil, temos de lutar contra o corona e o vírus do autoritarismo. É mais trabalhoso, mas venceremos. Em nome da Câmara dos Deputados, repudio todo e qualquer ato que defenda a ditadura, atentando contra a Constituição”, diz trecho da mensagem publicada no Twitter.

A revista eletrônica ainda exibiu as críticas dos ministros do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio MelloLuis Roberto Barroso e Gilmar Mendes. Para Barroso, o ato foi “assustador” e, para Gilmar, foi contra a ” ordem democrática”.‌

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, também ganhou espaço no programa com seu pedido em prol dos “democratas se unirem” contra Bolsonaro.‌

Ao colocar falas de lideranças políticas, o Fantástico privilegiou representantes do PSDB. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os governadores João Doria (PSDB-SP) e Eduardo Leite (PSDB-RS), e o presidente nacional da sigla, Bruno Araújo, tiveram comentários reproduzidos.‌

Do campo da oposição a Bolsonaro, apenas apareceram os governadores Flávio Dino (PCdoB-MA), Camilo Santana (PT-CE) e o presidente do PDT, Carlos Lupi.

‌‌O ex-presidente Lula, a ex-presidenta Dilma outras lideranças progressistas foram ignoradas. Os ex-presidenciáveis Guilherme Boulos (PSOL) e Fernando Haddad (PT) pediram a saída do ex-capitão.

Golpe em curso?

Desmoralizado diante da opinião pública, o clã Bolsonaro parece preparar terreno para uma escalada autoritária. O ex-capitão insuflou os seguidores em aceno a uma escalada autoritária durante manifestação convocada em razão do Dia do Exército que pediu uma intervenção militar no país.
O governador Wilson Witzel (PSC-RJ) e a líder do PSL na Câmara, Joice Hasselmann, também ganharam espaço na revista eletrônica.