Escrito por  Fernando Siqueira

Quanto maior o índice Bovespa, maior é o risco de quem compra ações

 

Na penúltima reunião como presidente do Conselho Fiscal, convidei o diretor de Investimentos da Petros, Alexandre Mathias, para apresentar preocupações do Conselho Fiscal com o desempenho dos investimentos da Fundação. Isto porque o diretor, que parece bem competente, havia dito com convicção, em outra reunião, que o IBOVESPA, que estava em torno de 110.000 pontos, iria chegar a 170.000 pontos. Portanto ele pretendia trocar títulos do Governo, que estavam com rendimento baixo em face da queda dos juros, por ações de grandes companhias e potencial de lucro. Isto para procurar atender à meta atuarial, que era IPCA +6% (hoje, menos de IPCA+5, aproximadamente), mas ainda difícil de ser atendida.

Falei com o diretor, nessa ocasião, que embora não sendo especialista em investimentos, nos diversos cursos da ABRAPP para o exercício da Função de Conselheiro (tendo inclusive dado aulas sobre gestão de riscos) e Congressos da ABRAPP eu havia aprendido que, quanto maior o índice Bovespa, maior é o risco de quem compra ações. E, então, o IBOVESPA estava num patamar recorde, o maior da história. Perguntei: “O risco não está alto demais com esse valor tão elevado?”.

O Diretor falou durante uma hora expondo as estratégias dos investimentos, mostrando que haveria diversificações, inclusive com aplicações no exterior. Mostrou a estratégia de um portfólio bem diversificado. Como a preocupação ainda era muito forte, fiz constar esses questionamentos em ata.

Infelizmente, a preocupação era procedente, pois, com a pandemia do Coronavirus, o IBOVESPA caiu drasticamente, chegando a cerca 70.000 pontos. Hoje, está em torno de 80.000 pontos. Isto significa que as ações principais despencaram junto, gerando altas perdas para muitos dos acionistas.

O diretor fez agora um vídeo para tranqüilizar os participantes, no sentido de que o mercado de ações vai reagir após o fim da pandemia, e que em 2021 deverá voltar aos níveis anteriores à pandemia. Temos esperança que sim, mas ficou explícito que a nossa preocupação era muito procedente. Eu não gostaria de ter acertado, preferia estar totalmente equivocado, todavia, como representante eleito dos participantes era meu dever alertar.

Última modificação em Sexta, 24 Abril 2020 02:37