No dia 16 de janeiro, a FUP reuniu-se com a ANP para relatar situações de riscos nas áreas de dutos e terminais da Petrobrás e buscar uma atuação conjunta no sentido de garantir a segurança dos trabalhadores. Os dirigentes sindicais ressaltaram que a saída dos petroleiros que aderiram ao PIDV e os desinvestimentos feitos pela empresa comprometem ainda mais a segurança operacional das unidades, expondo os trabalhadores à precarização e aumentando os riscos de acidentes.

Os técnicos da ANP responsáveis pela fiscalização de turnos e terminais mostraram preocupação com os fatos relatados e se colocaram à disposição para desenvolverem ações preventivas em conjunto com as entidades sindicais buscando a melhoraria das condições de segurança e a redução dos acidentes. Os técnicos concordaram em realizar encontros periódicos com a FUP para darem andamento a estas ações.

Nesta segunda, 23, a Federação Já encaminhou à ANP documento solicitando o agendamento da próxima reunião e colocando-se à disposição para “participar e auxiliar a agência em qualquer fiscalização no quesito de melhorar as condições de segurança e meio ambiente”.

FUP