De 20 a 22 de maio de 2016, petroleiras de diversas bases da FUP reuniram-se em Macaé/RJ para debater a agenda nacional das trabalhadoras do Sistema Petrobrás e as condições das mulheres em nossa sociedade.  Sindipetro CE/PI foi representado pela diretora de mulheres Lorena Jales. 

O 4º Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras da FUP aconteceu no Sindipetro NF RJ, tendo como principal temário “A Mulher como Protagonista, na Vida, nos espaços de poder, no sindicalismo e na sociedade”. O Encontro foi organizado pelo Coletivo Nacional de Mulheres Petroleiras, criado em 2012, desde quando vem atuando em defesa da pauta das trabalhadoras e para incentivar e garantir a maior participação feminina nas lutas sindicais.

As últimas décadas do século XX foram marcadas por várias transformações na sociedade – nenhuma delas tão fortemente quanto os movimentos feministas que se acentuaram a partir da década de 1960. Iniciamos o século XXI lutando por melhores condições de vida e de trabalho. As diferenças tornaram-se mais acirradas e a nossa luta por uma sociedade equânime, é um desafio a ser enfrentado por todas nós diariamente.

A alcunha de “bela, recatada e do lar” evidencia a política de aprisionamento do corpo feminino fortalecido por uma cultura difícil, não impossível de ser transformada. Amparada pela frase “não se nasce mulher, torna-se mulher” é que entendemos essa construção social que precisa ser transformada na sociedade, no seio de cada família, no ambiente do trabalho, na política, na arte, na nossa relação com os outros. Empoderar a mulher significa assumir o seu lugar de direito histórico, afinal sempre estivemos presentes em todos os momentos de transformações civilizatórios contribuindo para a superação das desigualdades, e isso é protagonismo! A história no mundo mostra que no depender de nós mulheres sempre haverá luta, enquanto houver injustiça social!

O 4º Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras da FUP discutiu reivindicações, planos de luta e formas de organização. A abertura do evento contou com a participação de mulheres dirigentes da CUT, CTB, CNQ, do Coletivo de Mulheres da FUP, além das líderes e militantes do movimento sindical petroleiro fupista. O encontro ainda contou com a participação de mulheres que lideram movimentos sociais e organizações populares e petroleiras de todo o Brasil.

 

Deliberações:

a)            Estatutária / Planos de ação para o PLENAFUP:
Debate sobre o fortalecimento do coletivo e definição de prioridades, as trabalhadoras defenderam a criação da Secretaria da Mulher Petroleira Fupista. Elaborado cláusula para ser levada aos congressos regionais e incluída nos cadernos de teses como Resolução do 4ª Encontro de Mulheres Petroleiras FUP.  LEIA AQUI!

b)     O coletivo solicitou a criação das seguintes moções, para serem incluídas nos cadernos  de teses dos congressos regionais:

– Moção de Repúdio ao Governo Golpista.
– Moção de Repudio a Violência Contra a Mulher.
– Moção de Apoio ao Movimento Estudantil.