No dia 10 de setembro, o Sindipetro CE/PI enviou ofício à empresa solicitando esclarecimentos acerca de denúncias recebidas a respeito de problemas e incidentes durantes vôos para embarque e desembarque de empregados, inclusive no trem de pouso do helicóptero em recente embarques feitos na PCR – Plataforma (Curimã).

Segundo relato de um petroleiro, ao chegar na plataforma no dia 08/09, o trem de pouso do helicóptero não abriu e a aeronave teve que retornar à base terrestre de Paracuru (BAP). Chegando lá, com a hélice ainda em rotação, um mecânico golpeou uma mangueira hidráulica, causando seu rompimento e vazamento do fluido; e logo em seguida, o técnico pendurou-se na aeronave para acessar uma trava que permitia a abertura do trem de pouso, esbarrando em um controle que fez com que a aeronave ganhasse altitude. “Felizmente, o piloto, ao que parece, retomou o controle e o mecânico conseguiu acionar o mecanismo que abriu o trem de pouso”, afirmou o petroleiro.

Interpelada pelo Sindipetro CE/PI quanto ao incidente, em nota de resposta a Companhia alegou que “as aeronaves são manutenidas pela empresa contratada OMNI e (…) inspecionada quinzenalmente pela empresa Airframes”, que seguem padrões de aviação civil, etc.etc.etc. Porém, não explicou o motivo específico do incidente e se a ação emergencial tomada pelo mecânico faz parte do procedimento de manutenção dessa aeronave e contingência para tal ocorrência.

Diante da gravidade da situação, que pôs em risco a vida de vários profissionais, o Sindipetro CE/PI buscará mais esclarecimentos sobre o ocorrido e, junto aos trabalhadores, fará cumprir a cláusula do direito de recusa do ACT 2013/2015, transcrita abaixo:

Cláusula 141a – Direito de Recusa

“Quando o empregado, no exercício de suas atividades, fundamentado em seu treinamento e experiência, após tomar as medidas corretivas, tiver justificativa razoável para crer que a vida e/ou integridade física sua e/ou de seus colegas de trabalho e/ou as instalações e/ou meio ambiente se encontre em risco grave e iminente, poderá suspender a realização dessas atividades, comunicando imediatamente tal fato ao seu superior hierárquico, que após avaliar a situação e constatando a existência da condição de risco grave e iminente manterá a suspensão das atividades, até que venha a ser normalizada a referida situação”.

Reunião com Gerente de Operações Ceará-Mar

A Diretoria do Sindipetro CE/PI Se reunirá com o gerente Alexandre Cassio de Araújo Brandão, no dia 26-10, às 16h, para tratar sobre as seguintes pautas:

1. Hibernação e fechamento de plataformas (PXA-2, PAT-3 e PEP-1);
2. Mudança de regime 7X7 – 7X14 para 14 X 21;
3. Mudança de turno para sobreaviso;
4. Caso de aeronave que apresentou problemas no trem de pouso;
5. Fim dos vôos para o pessoal de MI;
6. Atrasos frequentes nos dias de desembarque.