Há 10 anos não há avanços significativos na Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz), que é tripartite (sindicatos, empresas e governo) e a Petrobrás é a grande responsável por isto. Esta foi uma das conclusões tiradas pela bancada de trabalhadores que participou das atividades do encontro da CNPBz, de 04 a 07/11, em Belo Horizonte Minas Gerais.

O coordenador do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar, lamentou este fato e afirmou que “não é mais possível ficarmos apenas assegurando direitos adquiridos na década de 1990 pela CNBPz”. Para ele é “preciso conquistar mais, pois estamos lidando com um agente altamente cancerígeno, que não tem limite seguro de exposição do trabalhador”.

Os sindicatos presentes ao evento ressaltaram que neste momento é muito importante que as centrais sindicais se organizem para fazer com que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) volte a exercer o papel que exercia entre os anos de 2003 a 2006, quando havia autonomia e os auditores eram técnicos e engenheiros de segurança e médicos do trabalho.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP), através do seu coordenador José Maria Rangel e do diretor de saúde, Silvaney Bernardi, afirmou que a Federação vai procurar a direção da Petrobrás para tratar do assunto e mostrar que não há espaço para posições retrógadas e ditatórias por parte da empresa, como vem acontecendo.

Um exemplo disto foi o posicionamento da Gerente de Saúde  e médica do trabalho, lotada no EDITA, que foi responsável por momentos de tensão durante o Encontro, devido ao seu descontrole.  De acordo com a Bancada dos  Trabalhadores ela  desrespeitou e afrontou o movimento sindical petroleiro, desmerecendo todo o trabalho que tem sido feito em defesa da saúde do trabalhador.

O relato é que a médica, de forma prepotente e arrogante, colocou-se como dona da Petrobrás ao afirmar junto com outro componente da bancada, que representa os interesses do capital e que e “em mais um ano a Petrobrás não vai receber nenhuma visita em suas refinarias”.

Para Deyvid, se o fato é mesmo verdadeiro, “a alta administração da Petrobrás tem sido cínica e dissimulada ao assumir em reuniões com a FUP e sindicatos, a abertura de suas unidades para uma Comissão Tripartite visitar e o envio dos GTBistas para as reuniões da CNPBz”.

Atividades

Apesar das tensões, o Encontro da CNBPz teve uma boa avaliação por parte dos trabalhadores e também foi comemorado o fato de o Sindipetro Bahia ter garantido no evento as presenças das CIPAs da RLAM e Temadre, através de quatro  GTBistas, sendo três da RLAM, Joilton Costa, José Adilson e Sérgio Santos e um do Temadre, Magno Nery.

Entre outras atividades, aconteceu uma oficina de negociação entre as bancadas para a atualização da portaria do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata do Indicador Biológico de Exposição ao benzeno. E também uma visita técnica da Bancada dos Trabalhadores a empresa Gerdau, em Ouro Branco\MG.

Fonte: Sindipetro-BA