Governador disse não ter sido comunicado sobre possível decisão de adiamento do empreendimento no Ceará. Presidente Dilma Rousseff (PT) afirma ao O POVO que projeto ficará pronto e começará a operar em 2019

Segundo matéria publicada no Jornal O Povo Online, o Governo do Ceará já fez tudo que poderia para a instalação da Refinaria Premium II, em São Gonçalo do Amarante (60,1 km), conforme o governador Cid Gomes (Pros). “No que dependia de providências do Estado, todas elas estão tomadas. A área livre e desimpedida entregue à Petrobras”, ressaltou ao jornal.

Tanto que as ações para a aquisição de área para a comunidade da reserva indígena Taba dos Anacés, em Caucaia, um dos entraves para a liberação do terreno da Refinaria, já foram concluídas. Cid, assim como os órgãos do Estado, não foi formalmente comunicado sobre o possível adiamento do empreendimento pela Petrobras. “Fico surpreso em ter essa notícia e só posso comentar realmente quando tiver uma posição formal”, diz, na inauguração do shopping RioMar Fortaleza.

A Refinaria Premium I, do Maranhão, também tem adiamento cogitado. Isso segundo uma fonte da agência Reuters “com conhecimento direto do assunto” .

Apesar da notícia, os empreendimentos constam no Plano de Negócios e Gestão da Petrobras 2014-2018, com investimentos de US$ 220,6 bilhões para o período.

Enquanto a informação não se oficializa ao Governo, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Adece) diz que o cronograma de obras para atender a Petrobras está sendo seguindo, inclusive com novo píer no Porto do Pecém, que auxiliará o transporte de equipamentos para a construção da Premium II.