Nesta sexta-feira, 18, a FUP se reuniu com o RH da Transpetro, para discutir a recomposição dos efetivos que saíram da empresa, devido à adesão ao PIDV. Os representantes da subsidiária afirmaram que cerca de 370 pessoas estão inscritas no programa, considerando o quadro de terra e mar.

A Federação cobrou a apresentação dos números de trabalhadores, com o cronograma de saída e especificação dos cargos de cada um. A Transpetro se comprometeu a responder estas questões à FUP via oficio, afirmou que ainda não há previsão de processo seletivo para este ano e, informou também, que pretende implementar um programa semelhante ao Mobiliza, da Petrobrás. Além disso, a empresa informou que, assim como a Petrobrás, pretende substituir todos os cargos que afetem a continuidade operacional.

Há um mês e meio, a FUP se reuniu com a presidente da Petrobrás, com a gerência de RH e executiva da empresa para discutir os desdobramentos do PIDV e, na ocasião, também foi cobrado um cronograma de reposição dos efetivos de trabalhadores das unidades operacionais e administrativas, que aderiram ao programa.

Nesta reunião, a presidente da Petrobrás afirmou que a empresa se compromete em divulgar um novo edital de concurso público imediato, para contratar novos trabalhadores, apesar de não garantir a recomposição total. A contratação será a partir de janeiro de 2015, por conta da Lei Eleitoral. Desde a implementação do PIDV, no início deste ano, a FUP vem acompanhando o processo de adesão dos trabalhadores ao programa e, intensificando a cobrança pela recomposição de efetivos próprios que atendam às necessidades dos trabalhadores das unidades operacionais e administrativas.