Presidente do Sinidpetro Ceará/Piauí, Oriá Fernandes. Foto: Franklyn Costa (CUT).

Após uma noite de abertura repudiando o Golpe de 64 e confraternizando a categoria, o segundo dia de atividades do XXIX Congresso Estadual dos Petroleiros do Ceará e Piauí diversas pautas, sendo a principal mudança a desfiliação do sindicato da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e filiação à Central Única dos Trabalhadores (CUT).


O regimento interno foi aprovado no início do congresso com algumas modificações de horários. Depois o sindicalista da CUT/APEOC, Anysio Melo, palestrou sobre a PL 4330 (que escancara a terceirização no serviço público), cujo combate a esse projeto de lei é o principal e atual alvo da luta petroleira cearense e contou com amplo debate da plenária, composta por 40 delegados credenciados e 15 convidados, sendo unânime o compromisso ao combate a esse projeto de lei no Brasil.

A tese aprovada será defendida no 16º Congresso Nacional da FUP, em Natal (RN), entre os dias 14 e 17 de agosto e faz uma análise de conjuntura sobre privatizações, sindicalismo, direito da mulher, terceirização e investimentos em campos maduros em terra e mar.

[Baixe aqui a tese]

Sindipetro Ceará/Piauí e CUT novamente juntos na luta!

Sobre a mudança de central, a maioria da plenária decidiu discutir a desfiliação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, contra duas abstenções e um voto contrário. Depois, 24 votos decidiram a desfiliação da Central, com 3 votos contra e 4 abstenções. Logo após isso, foi deliberado a filiação à Central Única dos Trabalhadores (CUT) com 21 votos a favor, oito votos contra e nenhuma abstenção.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) é uma organização sindical brasileira de massas, fundada há 27 anos, de caráter classista, autônomo e democrático, cujo compromisso é a defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora. Clique aqui para conhecer a Central.

Delegados eleitos no Congresso para representar o Ceará/Piauí no 16º Confup:

TITULARES: WAGNER JACINTO, IRAZER LIMA, EMANUEL MENEZES, BERNARDINO ALVES, DOUGLAS UCHOA, PAULO CEZAR GARCIA, ANDRÉ, CRISTINO JANJA, UBIRAJARA, ORIÁ FERNANDES, DOMINGOS, EDNARDO.
SUPLENTES: TIMBÓ, JORGE DA COSTA, EMANUEL SANTANA, LORENA, EUDES VASCONCELOS, MURILO, MOZART, MARCONI, SERAFIM, NAZARENO, ALMEIDA, WENDEL.

CLIQUE AQUI PARA VER AS PROPOSTAS APROVADAS NO CONGRESSO.