Nesta quinta-feira, 15, a FUP, o Sindipetro-PE/PB , a CUT e a Via Campesina realizaram um grande ato político em Recife, em frente à sede da Petrobrás, alertando a população para as reais intenções da mídia e da direita na campanha ostensiva de ataques à empresa.  A manifestação reuniu centenas de trabalhadores, estudantes e militantes sociais, com palavras de ordens e faixas denunciando os interesses políticos e econômicos que movem os tucanos e a mídia na tentativa de desmoralização da estatal.

Foi o quarto ato organizado pela FUP e seus sindicatos em defesa da Petrobrás. No último dia 09, os petroleiros baianos, junto com a CUT também se manifestaram em frente à sede da empresa em Salvador, atrasando a entrada do expediente. A mobilização foi chamada pelo Sindipetro-BA e pela CUT contra a  campanha midiática que tenta transformar a Petrobrás  em palanque eleitoral daqueles que no passado tentaram privatizar a empresa e agora defendem o fim do regime de partilha, que garantiu a estatal como operadora única do pré-sal.

Outros dois atos em defesa da Petrobrás já haviam sido realizados em abril pela FUP e seus sindicatos no Rio de Janeiro, em frente à sede da empresa, e em Brasília, na Câmara dos Deputados Federais. A nova mobilização que seria realizada no Rio de Janeiro dia 15 de maio foi transferida para o dia 27, em São Paulo,  em frente ao prédio da Petrobrás, naAvenida Paulista, com participação de sindicatos de petroleiros de vários estados, da CUT, CTB e movimentos sociais.

Fonte: FUP