Paralisação comprometerá serviços de obras do Acquário Ceará, no Pecém e alimentação de gás natural no Castelão, entre outras obras e mais 300 indústrias

Trabalhadores da Companhia de Gás do Ceará (Cegás) deliberaram, em assembleia geral na última quarta-feira (07), uma paralisação durante todo o dia 14/05. Expectativa é de que 70% dos trabalhadores da Companhia aderirão ao movimento.

“A insatisfação com as propostas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2014) da Cegás está grande. Trabalhadores e trabalhadoras estão indignados com a falta de respeito que diretoria da Companhia tem com seus funcionários concursados, que dá claros benefícios aos seus cargos comissionados”, disse o diretor do Sindipetro Ceará/Piuí, Emanuel Menezes.

Ainda segundo o diretor, as negociações não evoluíram devido a intransigência por parte da empresa. ‘‘Eles não querem formar uma mesa para diálogo. As principais reivindicações por parte dos trabalhadores são equiparação salarial com terceirizados, pois pagam R$ 2.900,00 para terceirizados de nível médio, no entanto remuneram seus próprios empregados efetivos de nível com R$ 1.421,00. Por isso e outros benefícios estamos nessa empreitada para valorização da classe de trabalhadores efetivos’’, disse.

A proposta da empresa suprime direitos adquiridos em acordos anteriores e não contempla as reivindicações da categoria. A assembleia ainda deliberou a manutenção da Comissão de negociação do ACT 2014 e PLR 2014.

As principais reivindicações são:

– Equiparação de salários;
– Aplicação imediata do PECS (Plano de Empregos Carreiras e Salários);
– Benefícios sociais:
– Vale refeição;
– Auxilio educação fundamental-médio.

Serviços comprometidos com a paralisação

Com paralisação e a possível greve, serão comprometidos os seguintes serviços: manutenção e Operação do gasoduto: com uma malha de gasoduto com mais de 300km, atendendo Fortaleza, região metropolitana, Aracati e o Complexo do Pecém, o quadro reduzido de funcionários não dará conta de serviços que forem necessários no período, podendo ser prejudicados os mais de 300 clientes dos seguimento industriais, comerciais e residenciais. Destaque para o Castelão, que possui como fonte primária de alimentação o gás natural. A Companhia conta hoje com mais de 5000 clientes dos segmentos mencionado.

Obras de infraestrutura: a ampliação da rede também será comprometida com a possível redução do quadro decorrente das paralisações. Entre estas estão o Acquário Ceará, obras no Pecém, como laminadoras e siderúrgicas, e ampliação para operacionalização da rede que ocorrerá do munícipio de Aquiraz ao Quarto Anel Viário, e do Eusébio até a Aldeota, em Fortaleza. Obras de ampliação da rede para atendimento a Residenciais nos bairros Vajota, Papicu, Aldeota, Bairro de Fátima e Guararapes e outros.


Serviço:
Paralisação dos trabalhadores da Cegás durante toda a quarta-feira (14);
Onde: Av. 
Washington Soares, 55, Edifício Empresarial Iguatemi;
Quando:
 a partir das 8h.