Informações da CMFor

Sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza nesta segunda-feira, 5 de maio, celebrou os 40 anos do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo nos Estados do Ceará e Piauí (Sindipetro). A homenagem, proposta pelo vereador Ronivaldo Maia (PT), evidenciou a luta dos trabalhadores na efetivação de seus direitos e na consolidação das atividades da Petrobrás no país.

Ronivaldo Maia ressaltou a trajetória do Sindipetro na garantia de melhores condições de trabalho aos profissionais que integram a Petrobrás. O parlamentar destacou a luta contra a terceirização e a precarização da Petrobrás, salientando o papel da empresa na economia do país e dos trabalhadores na continuidade dos trabalhos. “Tenho orgulho de referenciar os 40 anos do Sindipetro, entidade presente na luta dos trabalhadores da Petrobrás e na defesa da instituição”, colocou.

O Sindipetro é uma entidade que sempre lutou pelos direitos da categoria petroleira no Ceará. A vida do Sindipetro Ce/Pi está fortemente relacionado com a realidade política, social e econômica do país por se tratar de um trabalho que envolve um setor estratégico para a soberania nacional. O movimento sindical petroleiro e a história do Brasil se confundem várias vezes, deixando claras as consequências desse diálogo em diversas situações durante todos esses anos.

Para o presidente da Sindipetro, Oriá Fernandes o momento evidencia a trajetória dos sindicalistas na luta pelos direitos dos trabalhadores e no fortalecimento de uma empresa pública. O sindicalista ressaltou a importância da Petrobrás e de seus profissionais para o país, destacando o empenho do Sindipetro nas lutas da categoria. Oriá Fernandes, em agradecimento à Câmara de Fortaleza, reforçou o compromisso do Sindicato com o bom desempenho das atividades na Petrobrás e a necessidade de apoio do Parlamento nas questões relacionadas à instituição e as lutas da categoria.

A solenidade contou com a presença do vereador Iraguassú Teixeira (PDT); do presidente da CUT Ceará, Francisco Gomes Sobrinho; do presidente do Centro Cultural Manoel Lisboa, Serley Leal; do coordenador Nacional do Movimento Luta de Classe, Gladson Santana; o coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens, Jackson Nobre; o diretor da CONTRACS, Domingos Braga Mota;