O sindipetro CE/PI é aberto agora a todos os petroleiros e todas as petroleiras com total transparência. È importante enaltecer o trabalho de muitos que tiveram essa conquista, a nossa luta foi árdua, mas conseguimos, enfrentamos pessoas que ligavam o sindicato a partidos políticos. Partido é partido, sindicato é sindicato. Nosso sindicato é dos petroleiros e não um trampolim ou comitê para qualquer partido político.

A luta foi árdua, mas conseguimos uma vitória limpa. Ninguém pode dizer que houve fraude.

Acabou chapa 01 e chapa 02. Agora o Sindipetro é da categoria. Nesse sentido nós montamos a chapa 02 para reaproximar o sindicato da base. Sentíamos uma distância dos companheiros da gestão passada da base, mas essa é uma barreira que nós iremos vencer com a ajuda de toda a categoria.

A Petrobrás é uma empresa que tem um importante papel na nossa sociedade, para o desenvolvimento do nosso país e cada um reconhece o papel que tem na construção de um Brasil melhor. A gente sabe que a Petrobrás tem esse papel importante e nunca deixaremos de lutar pelo interesse do petroleiro e pela re-estatização completa da Petrobrás, nossa bandeira histórica. A crise do Neo-Liberalismo deixou muito claro que essa não é a saída. A saída é uma mão forte do estado em benefício do povo, pois quando o estado é usado para benefícios de empresas, tudo desanda.

Nesse sentido, nós petroleiros e vários movimentos sociais, desde a campanha contra o a privatização que foi o Leilão de Libra, estamos juntos, e isso é só o começo, pois precisaremos muito do apoio de toda a categoria, mas faremos várias visitas às bases e reaproximaremos o sindicato à categoria para saber o que o petroleiro ou a petroleira precisa no seu dia-a-dia.

Um sindicato quando se afasta da categoria e deixa de ouvir as cobranças se distância daquilo que a entidade se propõe. Então a base não deve deixar de nos cobrar, nós vamos fazer uma gestão transparente e com muita ação, pois só assim, juntos, podemos avançar nas nossas conquistas.

Oriá Fernandes
Presidente do Sindipetro Ceará/Piauí