*Nathan Camelo é estudante de jornalismo. Membro do Núcleo de Comunicação do Bairro Ellery.

Existe uma dica básica que eu costumo usar quando não tenho posicionamento a respeito de um assunto: vou ler o que diz a revista Veja sobre tal, e a partir da opinião da dita cuja, passo a ter o posicionamento oposto ao dela, aí depois vou procurar me aprimorar no conteúdo em veículos de comunicação menos tendenciosos.

Na ocasião, o dinossauro blogueiro Reinaldo Azevedo da revista Veja, ou ‘Rei’, como gosta de chamar a direita brasileira (seu público-alvo), escreveu uma opinião chamada “Dilma repete FHC e faz a coisa certa: com greve dos petroleiros, chama o Exército, agora para garantir leilão do pré-sal”, no último dia 17.

Para contextualizar: esse leilão tornará o petróleo da empresa que ganhar sua concessão privado próxima segunda-feira (21) no maior campo de petróleo encontrado no planeta nos últimos 30 anos. Para tal, a presidenta solicitou 1100 militares para proteção do local e calibrou a Advocacia Geral da União com 300 advogados, visto que todas as centrais sindicais, movimentos sociais e estudantis se esforçam no intuito de barrar a venda em todo o País e estarão na porta do local.

Pois bem, voltemos ao Rei, da direita.

Reinaldo Azevedo, disse que a Dilma fez a coisa certa, repetir o que o FHC fez. A presidenta, recebendo o apoio da revista mais conservadora do país, uma revista que apoia regimes e guerras em busca de capital, que pode ser considerada um informativo próprio do tucanato, então é porque só pode ter algo muito errado nisso.

Preciso dizer mais?