Encontro reunirá sindicalistas de todo o país próxima sexta-feira (27), no Praiano Hotel, em Fortaleza, e esclarecerá prejuízos que ocorrem no Nordeste à medida que a Petrobras prioriza investimentos na área do Pré-sal.

Dirigentes e assessores da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e sindipetros do Norte, Nordeste e Norte Capixaba participam, no dia 27 de setembro, das 8h às 16h, de um seminário nacional que discutirá a exploração de petróleo nos campos terrestres e o ‘desinvestimento’ da Petrobras, e definirá ações para influenciar a política de investimentos da Petrobras nessas regiões.

[Baixe aqui a programação do evento]

O evento será realizado no Praino Hotel (av. Beira-mar, nº 2800) e contará com a presença dirigentes sindicais petroleiros do Espírito Santo, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Amazonas, além de parlamentares da frente em defesa da Petrobras, técnicos da área e prefeitos da região. Também estará no debate o representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobras (CA), José Maria Rangel, também presidente do Sindipetro Norte-Fluminense, que levará ao CA documento produzido no evento.

“A Petrobras tem anunciado e colocado em prática um projeto de redução de investimento nos campos de produção de Petróleo e Gás em toda a área do Nordeste. Isso gera uma queda na produção atual, afetando a economia da região, com diminuição de empregos e renda. O Seminário deverá produzir um documento assinado por todas essas entidades sindicais do setor petróleo, para ser apresentado ao conselho de administração da Petrobras”, esclarece o presidente do Sindipetro Ceará/Pauí, Orismar Holanda.

O sindicalista reforça ainda, como exemplo, que em Fortaleza o departamento de abastecimento da Petrobras já orientou a Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor) a transferir para outros setores algo em torno de 50 empregados próprios. Além de disso, projetos de ampliação foram suspensos.

Serviço:

Evento: Café da manhã com a imprensa no Seminário em defesa dos investimentos da Petrobrás no Norte, Nordeste e Norte Capixaba.
Hora: 8h às 10h;
Data: 27 de setembro (sexta-feira);
Local: Praiano Hotel (av. Beira mar, nº 2800).