FUP

Após ser referendada nacionalmente em todo o país, a pauta de reivindicações dos trabalhadores do Sistema Petrobrás será protocolada pela FUP e seus sindicatos nesta terça-feira, 06, durante o Dia Nacional de Luta convocado pelas centrais contra o PL 4330. A FUP indica que a realização de mobilizações pela manhã em todas as bases e que em seguida os petroleiros somem-se aos atos convocados pelas centrais sindicais. Conforme aprovado na IV Plenafup, a primeira rodada de negociação com a Petrobrás e subsidiárias será realizada entre os dias 20 e 23 de agosto, com os trabalhadores mobilizados nas bases. A categoria luta por 5% de ganho real, condições seguras de trabalho, melhoria dos benefícios, ­igualdade entre trabalhadores próprios e terceirizados, entre outras reivindicações.

Impedir a precarização

Os próximos dias serão decisivos para a classe trabalhadora brasileira. Na segunda-feira, 05, será realizada mais uma rodada de negociação das centrais sindicais com os empresários, parlamentares e governo em torno do Projeto de Lei 4330, que, sob o pretexto da regulamentação da terceirização, amplia a precarização e ataca direitos históricos dos trabalhadores. Até o momento, não houve avanços significativos em relação às reivindicações das centrais. Por isso, a CUT e demais centrais convocaram as categorias a realizarem mobilizações conjuntas na terça-feira, 06, em frente às federações e confederações empresariais em todo o país.

O objetivo é intensificar a luta contra o PL 4330, que pode voltar dia 13 à pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados Federais (CCJC), onde já recebeu o aval do relator Arthur Maia (PMDB-BA) e aguarda votação. Se aprovado, o projeto segue direto para o Senado, onde também tramita uma proposta semelhante de regulamentação da terceirização. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa aprovou no último dia 17 um substitutivo ao PLS 87/10, de autoria do ex-senador e atual deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG), cujo textoé uma réplica do PL 4330.


Envie e-mails aos deputados da CCJC
O que está por trás dessa pretensa regulamentação da terceirização é a lógica neoliberal dos empresários de corte de direitos e de custos, além do enfraquecimento da classe trabalhadora. As centrais sindicais estão organizando uma grande mobilização nacional em Brasília no dia 13 para impedir a votação do PL 4330. Na agenda de luta está previsto ainda um dia nacional de paralisação em 30 de agosto, que também terá como foco a redução da jornada para 40 horas semanais, o fim do fator previdenciário, a suspensão dos leilões de petróleo, entre outras reivindicações da pauta unitária das centrais sindicais.

A FUP torna a convocar os petroleiros a pressionarem os deputados da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara, inundando seus gabinetes com e-mails contrários ao PL 4330. Acesse na página da FUP a relação dos correios eletrônicos dos deputados federais de seu estado:http://cut.org.br/cut-em-acao/91/conheca-os-deputados-que-votarao-o-pl-4330-da-terceirizacao