Orismar Holanda, presidente do Sindipetro CE/PI.

“A recuperação do óleo diesel que se encontra no interior do rebocador é a maior preocupação no momento, prevenir danos ambientais na área”, disse o presidente do Sindipetro CE/PI, Orismar Holanda, em reunião com representantes da capitania dos portos e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA). “Para isso, o diretor do sindipetro CE/PI Paolo Walterson, técnico de segurança, fará parte da comissão de análise do acidente”, completou.

Ocorreu no dia hoje (12/08), por volta das 3h, um incêndio de origem desconhecida na casa de máquinas da embarcação Ramco Crusader, da empresa Vestland Marine AS, que prestava apoio à sonda SS-75 durante atividade de perfuração do poço 1-CES-161 (Tango), localizado no bloco BM-POT-17, na Bacia Potiguar, a cerca de 84 Km da costa do Estado do Ceará. Não houve vítimas e não foi identificado vazamento.

A tripulação, composta por 15 trabalhadores, deixou a embarcação em segurança e foi transferida para outras embarcações de apoio. Posteriormente os profissionais foram desembarcados na cidade de Fortaleza.

Após o acidente e sem tripulação a bordo, o navio Ramco Crusader se deslocou, à deriva, para cerca de 45 Km da costa do município de Beberibe, onde veio a naufragar por volta das 21h.

A Petrobras está apurando as causas do acidente e notificou oficialmente à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), à Marinha do Brasil e ao Ibama sobre o ocorrido.