Por Nathan Camelo

O presidente do Sindipetro Ceará/Piauí, Orismar Holanda, em mais uma rodada de conversa com parlamentares, reuniu-se com o deputado federal Ariosto Holanda (PSB-CE) na última sexta-feira e levou a ideia do projeto de reaproveitamento da água retirada dos poços de petróleo para produção de oleaginosas que seriam usadas pela estatal na produção de Biodiesel.

[LEIA TAMBÉM: Sindipetro já reuniu-se com os(as) deputado(as) Dedé Teixeira (PT-CE), Mirian Sobreira (PSB-CE), BethRose (PRP-CE), e Antônio Carlos (PT-CE)]

O projeto do Sindipetro Ceará/Piauí consiste em tratar a água (cerca de 2500 m³/dia) que a Petrobrás retira dos campos terrestres e reutilizá-la para plantio, gerando renda e inclusão social na região.

“Nós do Sindipetro estamos rabiscando o projeto da seguinte forma: no aspecto político, buscar uma aliança parlamentar, para gerar uma comissão para visitar Fazenda-Belém e Biodiesel, para gerar um relatório para a comissão de autos-estudos da casa, para a partir daí seguir para Brasília e ter conhecimento pelos ministros”, disse Orismar.

“Eu estou fazendo um projeto de alternativas de fontes contra a seca e me despertou muito interesse essa nova fonte de água vinda da Petrobras”, disse o deputado, que encaminhou uma próxima reunião com representante do BNB e da Embrapa para esse mês.

DESINVESTIMENTOS NO CEARÁ

Orismar ainda levou a questão de uma defesa dos campos terrestres para que a Petrobras continue trazendo recursos para essas regiões e não somente na parte do Pré-sal.

“A petrobras, com essa projeção de administração que ela possui atualmente, que é reduzir investimento na área de campos maduros, levando toda a cartilha de investimentos pro pré-sal, coloca a responsabilidade desses campos na ANP [Agência Nacional do Petróleo], que entrega pro investidor estrangeiro”, alertou Orismar.