Objetivo é promover a conscientização das equipes em mais de 4.000 postos

A Petrobras Distribuidora lança na próxima terça-feira (13/8), em parceria com a Petrobras e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, cartilha e vídeo para frentistas sobre igualdade racial. O conteúdo, que integra o programa Capacidade Máxima, é voltado para 26 mil frentistas, de mais de 4.000 postos, em cerca de 900 municípios brasileiros, e será realizado em 17 ônibus que foram transformados em salas de aula. Além da exibição do vídeo e da distribuição de cartilhas sobre o combate à discriminação e promoção da igualdade racial, as unidades móveis de treinamento (UMTs) levarão capacitação técnica a frentistas de todo o país. A cartilha poderá ser acessada a partir do dia 13/8 no site www.br.com.br.

A primeira turma a trabalhar com o conteúdo é formada por profissionais do Posto Escola Lagoa, no Rio de Janeiro, que, a partir de 8h30 da próxima terça-feira, participarão de um treinamento inaugural. Após assistir a um vídeo sobre a promoção da igualdade racial, os profissionais receberão a cartilha Igualdade racial é pra valer – que tem o título inspirado na campanha de mesmo nome, lançada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial em 2011 e que busca envolver a sociedade pelo fim do racismo no Brasil. A cartilha esclarece o que é preconceito, discriminação, racismo e injúria racial, além de trazer outras informações para a promoção da igualdade racial.  O material utiliza uma linguagem simples e objetiva para tratar da legislação, do Estatuto da Igualdade Racial, além do conceito de ações afirmativas.

Participarão do evento a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, o presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, e o gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, Armando Ramos Trípodi.

Capacidade Máxima
O Capacidade Máxima é o programa de capacitação mais completo e abrangente do segmento e busca formar tecnicamente as equipes para um atendimento de excelência. Oferece treinamento no local de trabalho, em que os frentistas são acompanhados no momento do abastecimento dos veículos nos postos, em sala de aula e nas Unidades Móveis de Treinamento, que levam não só capacitação técnica, mas também divulgam temáticas de responsabilidade social. Desde o início do programa, em 2006, foram oferecidas mais de 300 mil vagas de treinamento. A partir de 2010, em sinergia com o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal, foi introduzido o tema da violência contra a mulher como conteúdo da capacitação e, agora, soma-se também o tema da igualdade racial. O treinamento sobre igualdade racial para frentistas é uma das ações da Petrobras Distribuidora alinhada ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, que é coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres.

O Programa e o Selo Pró Equidade de Gênero e Raça
Desde 2006, a adesão das empresas do Sistema Petrobras ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça tem sido progressiva. Naquele ano a Petrobras fez a sua primeira adesão e, desde então, implementou variadas ações que reconhecem a equidade de gênero e o respeito à diversidade nas relações de trabalho. Entre essas ações destacam-se a realização do Censo para Diversidade, a implantação de salas de apoio à amamentação, a adaptação de uniformes da Petrobras levando em conta aspectos ergonômicos das mulheres, a instituição da licença maternidade de 180 dias, o reconhecimento de casais parceiros de mesmo sexo na Assistência Multidisciplinar de Saúde da Petrobras, além de cursos de formação continuada na universidade corporativa com conteúdos de gênero e diversidade. Por essas e outras ações, a Petrobras conquistou, por quatro vezes consecutivas, o Selo Pró Equidade de Gênero e Raça.

Na Petrobras Distribuidora, gênero e raça são temas trabalhados em programas voltados a novos empregados, estagiários e ao desenvolvimento de líderes. Em 2012, a alta administração da Companhia (presidente, diretores e gerentes executivos da Petrobras Distribuidora) participou de capacitação relacionada à temática racial e ao impacto do racismo nas organizações.

Combate à discriminação na Petrobras
Na área de Investimentos Sociais, a Petrobras patrocina o prêmio Camélia da Liberdade e o projeto A Cor da Cultura, que têm como objetivos comuns a valorização da história e da cultura afro-brasileira no currículo escolar. O projeto A Cor da Cultura contribui para a implementação da lei que institui o ensino de história da África e da participação da população negra no Brasil nos currículos escolares.

Serviço: Lançamento programa Capacidade Máxima 

Data: Terça-feira, 13 de agosto, de 8h30 às 9h30
Onde: Posto Escola Lagoa – Av. Epitácio Pessoa, 2780 – Lagoa