O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque (PSB) fez pronunciamento, durante o primeiro expediente desta quinta-feira (09/05), para anunciar o lançamento da campanha em defesa da instalação da Refinaria de Petróleo Premium do Ceará. Ele informou que a AL vai realizar uma grande audiência pública, com a presença da Petrobras, governador Cid Gomes, senadores, deputados federais e Governo Federal, para que todas as dúvidas em relação à obra sejam dirimidas.
A campanha pela refinaria, de acordo com o deputado, percorrerá todas as macrorregiões do Estado. Ainda no primeiro semestre serão visitados os municípios de Aquiraz, Baturité, Camocim, Crato, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá, Sobral e Tianguá.
José Albuquerque destacou que a refinaria é compromisso firmado pelo ex-presidente Lula e confirmado pela presidente Dilma Rousseff. “Será o maior empreendimento financeiro do Ceará. Produzirá diesel, querosene, nafta, gás de cozinha e combustível de navio. São produtos que obedecerão ao padrão de refino internacional”, afirmou.
Segundo o parlamentar, o empreendimento refinará 300 mil barris de petróleo/dia, sendo a produção transportada através do porto do Pecém. “Serão criadas novas empresas no Ceará, gerando empregos e aumentando a arrecadação de impostos em mais de R$ 7 bilhões, distribuídos com todos os municípios. “Em um ano de pleno funcionamento, a refinaria aumentará em 50% o PIB do Ceará. Na fase de construção, serão 90 mil empregos diretos e indiretos de qualidade. Será possível mudar a economia”, disse.
José Albuquerque cobrou mais empenho da presidente Dilma e da Petrobras, no sentido de honrar o que classificou de compromisso firmado com o povo cearense. “Precisamos fazer a nossa parte. Precisamos contar com cada um, com a imprensa, o Conselho de Altos Estudos da Assembleia e todos que fazem essa Casa. É indispensável o apoio também de todos os deputados”, avaliou.
O parlamentar assinalou que o Estado está preparado para receber a refinaria e lembrou que há cerca de 30 dias foram entregues pelo Governo do Ceará, em solenidade com a presidente Dilma Rousseff, mais dois mil hectares para a construção refinaria. “É preciso que o Governo Federal também faça a sua parte”, reforçou.
O presidente disse ainda que a refinaria para o Ceará irá atender uma demanda nacional crescente. “A produção do petróleo mais que duplicará na próxima década. Serão 40% a mais de petróleo necessitando de refino até 2020”, pontuou. O deputado observou ainda que o silêncio em relação a este empreendimento pode significar prejuízos. “Levarei a mensagem da Assembleia a todas 12 as macrorregiões do Ceará. Todos precisam saber o que é uma refinaria. Não dá mais para esperar”, acentuou.
Para o líder do Governo, deputado José Sarto (PSB), a campanha de José Albuquerque é extremamente oportuna. “Essa questão já se arrasta há anos. É preciso que o Governo Federal tenha ações concretas para assegurar o que foi prometido pelo presidente Lula e depois pela presidente Dilma”, frisou.
Já o primeiro secretário da Casa, deputado Sérgio Aguiar (PSB), ressaltou que a refinaria irá transformar a economia do Ceará. É uma iniciativa fundamental para garantir a geração de divisas e trabalho. O papel da Assembleia Legislativa, como representante do povo, é encabeçar essa luta. É importante que o deputado José Albuquerque marque sua atuação com a luta pela refinaria no Estado”.
Os deputados prestaram apoio à iniciativa. Eliane Novais (PSB) disse que espera que o Governo Dilma Rousseff tenha um generoso olhar para o Ceará. “Muito importante esta campanha, em defesa da refinaria. Serão 90 mil empregos a mais no Ceará. O povo cearense precisa disso”. Ely Aguiar (PSDC) observou que há anos as lideranças do PT têm “iludido” o Ceará, mas espera que a campanha seja bem sucedida. Welington Landim (PSB) considerou que as grandes lutas marcam a vida das lideranças políticas. Ele avaliou que esta campanha pela refinaria tem tudo para ser bem sucedida.
Também se manifestaram a favor da campanha os deputados Bethrose (PRP), Dedé Teixeira (PT), Dra. Silvana (PMDB), Roberto Mesquita (PV), Professor Teodoro (PSD), Fernando Hugo (PSDB), Júlio César Filho (PTN), Osmar Baquit (PSD), Rachel Marques (PT), Lula Morais (PCdoB), Tin Gomes (PHS), Delegado Cavalcante (PDT), Nenen Coelho (PSD), Ferreira Aragão (PDT), Vasques Landim (PR), Patrícia Saboya (PDT), Danniel Oliveira (PMDB) e Tomaz Holanda (PMN).
JS/CG
Instalação de refinaria de petróleo no CE é o tema do “Pergunte ao Deputado”
A instalação da Refinaria Premium do Ceará, a ser construída nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foi o tema escolhido pelos internautas na enquete “Pergunte ao Deputado”, veiculada em abril no Portal da Assembleia Legislativa. A pergunta: “A refinaria de petróleo vai ajudar a desenvolver o Ceará? O que existe de concreto sobre a obra e como ela pode impactar na vida do cearense?” foi a vencedora, com 50% dos votos, e será aprofundada por meio de matérias em maio.
O diretor de abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, já anunciou que a Refinaria do Ceará entrará em operação em dezembro de 2017. Na Assembleia Legislativa do Ceará, os parlamentares estão mobilizados para que o empreendimento seja concretizado por parte da Petrobras. Em recente entrevista ao programa Narcélio Limaverde da rádio FM Assembleia (96,7 MHz), o presidente da AL, deputado José Albuquerque (PSB), enfatizou a importância de incluir a sociedade nesse debate.
“A refinaria é um projeto que inicialmente vai gerar 30 mil empregos diretos e 90 mil indiretos, portanto, é importante mobilizar a população, reunir os prefeitos, sindicatos, vereadores e todos que querem transformar o Estado para participar dos debates”, considerou o presidente.
Para o deputado Heitor Férrer (PDT), é difícil se fazer qualquer previsão quanto ao desenrolar do projeto de uma refinaria de petróleo para o Ceará. Conforme lembra o deputado, desde o primeiro Governo Lula que se fala sobre isso, e a cada nova eleição o empreendimento é dado como certo. No entanto, passado o entusiasmo eleitoral, o assunto vai saindo da ordem do dia, e se não fossem algumas vozes isoladas fazendo eco junto aos meios de comunicação, o assunto talvez já tivesse sido totalmente esquecido.
O parlamentar destaca que o Ceará, ao longo dos últimos anos, vem trabalhando para receber a refinaria: as construções do porto do Pecém, da barragem do Castanhão, Eixão das Águas, entre outros investimentos, criaram as condições de infraestrutura necessárias para o funcionamento do empreendimento no Ceará.
Outro ponto levantado por Heitor foi o crescimento da demanda por combustíveis no Brasil, o que já levou o País a importar gasolina. Ou seja, na avaliação do pedetista, a refinaria, antes de ser um capricho, é muito mais uma necessidade para o País e para o Ceará.
O líder do Governo, deputado José Sarto (PSB), lembra que o governador Cid Gomes doou à Petrobras no início de abril deste ano o terreno para a instalação da refinaria e agora o Estado aguarda o início das obras.
De acordo com Sarto, a Refinaria Premim receberá investimento de US$ 11 bilhões e deverá produzir 300 mil litros de barris por dia. Essa produção prospectada, explica ele, é tida como fundamental para que a Petrobras possa atender o mercado interno de derivados de petróleo. Segundo ele, a demanda de combustíveis estimada para 2020 no País é de aproximadamente 3,4 milhões de barris por dia.
RW/CG