FUP

Conforme aprovado nas assembléias, os petroleiros voltam a se mobilizar na sexta-feira, 05, quando haverá mais uma rodada de negociação com a Petrobrás para definição de regras e critérios para provisionamento e distribuição das PLRs futuras. A reunião estava prevista para acontecer nessa quarta-feira, 3 de abril, mas foi reagendada para sexta-feira. A FUP, portanto, convoca os trabalhadores a fazerem novas mobilizações para pressionar a empresa a avançar no atendimento das principais reivindicações da categoria.

A negociação com a Petrobrás foi retomada no último dia 22, quando foram discutidos os indicadores propostos. A FUP reiterou que enquanto não houver intervenção efetiva dos trabalhadores na gestão de SMS, os indicadores relativos a segurança não devem ser considerados na negociação. Na reunião desta sexta-feira, 05, está prevista a discussão de critérios para a definição do montante a ser destinado às PLRs futuras. Em seguida, serão discutidas regras para a forma de distribuição. O prazo final para conclusão da negociação é dia 10 de maio. Portanto, é necessário que a  categoria permaneça mobilizada, acompanhando, passo a passo, a evolução da negociação.

Estado de Greve

Conforme deliberação aprovada pelos petroleiros nas assembleias que discutiram o fechamento da PLR 2012, a categoria se mantém em estado de greve em todo o país e pronta para mobilizações a cada rodada de negociação com a Petrobrás.

Entenda o fato

A FUP iniciou em 2009 um longo processo de negociação com a Petrobrás para definir os indicadores e metodologia para regramento das PLRs futuras, tomando como base uma proposta construída em conjunto com o Dieese em 2008 e que foi nacionalmente aprovada pela categoria em assembléias. A negociação se arrastou até os primeiros meses de 2010, mas somente em dezembro de 2011, a Petrobrás apresentou uma contraproposta, que não contemplou as reivindicações dos trabalhadores e foi rejeitada em assembleias no início do ano passado. Após sucessivas cobranças da FUP e pressão da categoria na campanha para quitação da PLR 2012, a empresa concordou em retomar a negociação do regramento, estabelecendo prazo até 10 de maio para fechamento da discussão.