Seguindo os indicativos do Conselho Deliberativo da FUP, que foram aprovados pelos trabalhadores nas assembleias da categoria, convocamos os petroleiros a realizarem um dia nacional de luta nesta sexta-feira, 22, quando recomeçam  negociações com a Petrobrás, dos indicadores que nortearão o regramento das PLRs futuras. A FUP orienta os sindicatos a realizarem mobilizações em todas as bases, com atrasos e outras manifestações, para que possamos pressionar a empresa a avançar no processo de negociação.

O recente acordo de quitação da PLR 2012 foi fundamental para buscarmos regras claras, democráticas e com indicadores justos para o provisionamento e pagamento das próximas PLRs. Com pressão e mobilização, a categoria fez a empresa aumentar para 5,20% o provisionamento da PLR 2012, rompendo com a limitação imposta pelo DEST de que esse montante não poderia ultrapassar a barreira dos 4,5% do lucro líquido.

Dos 12 sindicatos da FUP que representam trabalhadores do Sistema Petrobrás, 11 assinaram o acordo e apenas os petroleiros baianos continuam em assembleias para avaliação da proposta de quitação da PLR 2012. O Sindipetro Bahia encerra a consulta na sexta-feira, 22, e os resultados parciais indicam a aprovação do acordo conquistado.

A luta agora, portanto, é pelo regramento das PLRs futuras, cujo prazo para fechamento da negociação é dia 10 de maio. Mais do que nunca, a disposição de luta será essencial durante todo o processo de negociação.

Abaixo, seguem os  indicativos aprovados em assembléias:

·          Aceitação da nova proposta de PLR apresentada pela Petrobrás dia 04 de março;

·          Manutenção do estado de greve durante o processo de negociação do regramento das PLRs futuras;

·          Calendário de mobilizações permanentes ao longo da negociação do regramento das PLRs futuras.