Por: Sarah Fernandes, da Rede Brasil Atual

De 14 bases de sindicatos filiados à Federação Única dos Petroleiros (FUP), 13 já aprovaram em assembleias a proposta de greve entre os próximos dias 20 e 24 para pressionar a Petrobras a definir regras mais claras para pagamento da participação nos lucros ou resultados (PLR). Pernambuco, Amazonas, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro já aprovaram o indicativo de greve. Em Minas Gerais, a assembleia será realizada depois do carnaval. Foi marcada nova reunião para amanhã (7), na sede da companhia, a partir das 9h30.

As mobilizações dos petroleiros começaram em dezembro, quando os trabalhadores rejeitaram a proposta da Petrobras de adiantar a PLR 2012. Eles exigem “o pagamento integral do benefício e a definição de regras transparentes e democráticas para definição dos valores”, de acordo com a FUP.

Em 16 de janeiro, dirigentes da federação reuniram-se com representantes do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), ligado ao Ministério do Planejamento, para cobrar do governo uma solução para a negociação da PLR. No último dia 28, a categoria realizou uma paralisação de 24 horas, em caráter de protesto.

A Petrobras informou, em nota emitida no mesmo dia, que a proposta de pagamento adiantado da PLR seguiria os mesmos critérios adotados em anos anteriores para a antecipação. Segundo o texto, são considerados os resultados da companhia nos três primeiros trimestres de cada ano. A empresa informou ainda que continuava aberta à negociação com as entidades sindicais.

Eleição

Termina amanhã a eleição para o representante dos trabalhadores no Conselho de Administração (CA) da Petrobras. A votação começou no último dia 30. É a segunda eleição na companhia, cumprindo determinação prevista na Lei 12.353, de dezembro de 2010, sobre participação dos empregados em conselhos de administração das empresas públicas e sociedades de economia mista, em que a União detenha a maioria do capital social com direito a voto.

Em 2012, o presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), Silvio Sinedino Pinheiro, foi eleito, em disputa com o coordenador da FUP, João Antônio de Moraes. Mais de 14 mil petroleiros participaram do processo.