ORISMAR Holanda Gomes, é casado pai de 6 filhos, ingressou no movimento sindical em 1988. Um período crítico, de muitas greves

de embate contra o projeto neoliberal que começava a ser implantado no Brasil. Privatizações, redução do quadro de empregados, perseguições e punições a dirigentes sindicais(multas e penhoras nas estruturas sindicais). O movimento sindical petroleiro reagia, greves históricas em 88/89 e 94/95. A luta pelo monopólio estatal do petróleo desafiava a reorganização das estruturas sindicais.

ORISMAR é técnico de Manutenção Sênior na Petrobras e Bacharel em História, sua formação humanista, lhe atribui muita paciência e habilidade no trato das questões e demandas da categoria. Seu prestígio e respeito em relação a toda a categoria no Ceará o conduziu à coordenação do SINDIPETRO-CE na gestão de 2002-2005, sendo reeleito nos mandatos seguintes até o atual. Seu compromisso é o de garantir uma visão classista que assegure a defesa incondicional dos interesses dos trabalhadores. Suas principais plataformas de campanha são:

– Defender o Sistema Petrobras como o grande indutor do desenvolvimento nacional;

– Abrir diálogos em torno de políticas de RH que proporcionem valorização dos trabalhadores(as);

– Estabelecer espaços regionais de dialogo (seminários, encontros, meios eletrônicos) com a categoria petroleira para informar e esclarecer a cerca do trabalho desenvolvido no Conselho de Administração.

 

Porque votar ORISMAR HOLANDA

Em 2012, pela primeira vez os trabalhadores elegeram um representante para o Conselho de Administração na Petrobras, na Refap (agora incorporada), na TBG e na BR Distribuidora. Uma conquista que visava ampliar a participação dos trabalhadores nos principais fóruns de deliberação dessas empresas.

O Conselho de Administração da Petrobras é um órgão de natureza colegiada e autônomo dentro de suas prerrogativas e responsabilidades, na forma da lei e do Estatuto Social. Um órgão auxiliar, consultivo e deliberativo, responsável por administrar o negócio, direcionar decisões que tenham impacto estratégico, formulação de estatutos e regimentos, orientações e direcionamento de investimentos, alienação de bens, lançamento de ações em bolsas, etc. Quando ocorre algum impedimento legal dos principais executivos da empresa, o Conselho de Administração tem a responsabilidade de assumir o controle e restaurar os cargos afetados, para evitar que toda a empresa tenha prejuízos financeiros e de imagem. É composto por nove membros, eleitos em Assembleia Geral Ordinária para um mandato de um ano, permitida reeleição, sendo sete representantes do acionista controlador, um representante dos acionistas minoritários titulares de ações ordinárias e um representante dos acionistas titulares de ações preferenciais e desde o ano passado que é eleito 1 representante dos empregados da companhia(Lei 12.353/2010 aprovada nos últimos dias de governo de Luiz Inácio Lula da Silva). A medida é associada a boas práticas de gestão.

Nos casos de subsidiárias ou empresas controladas indiretamente, o papel pode caber a outra empresa estatal. O representante dos empregados será escolhido por voto direto e não poderá interferir em discussões sobre salários e benefícios. Nas reuniões, em caso de empate durante as deliberações, o presidente do conselho de administração deverá exercer seu poder de “voto de minerva”, anteriormente a mudança do estatuto da empresa, essa decisão era facultativa.

PLATAFORMAS

O modelo de empresa que queremos é de uma empresa forte, indutora do desenvolvimento nacional. Uma empresa que pratique uma gestão balizada pelo Desenvolvimento Sustentável, que permita a nação a Soberania, principalmente na questão energética. Uma empresa que busque atuar de forma integrada no bloco Latino Americano.

Queremos uma empresa que se utilize das riquezas do petróleo para converter em cidadania plena do nosso povo. Defendemos a recuperação e conservação do existente e ampliação do parque de refino de petróleo nacional. O crescente investimento em capacitação e desenvolvimento de novas tecnologias, mas sempre buscando a plena valorização das pessoas, dos trabalhadores, como pilar mais importante na conquista do sucesso dessa companhia.

Acreditamos que no futuro esta empresa seja referência para o mundo pelo desenvolvimento e aprimoramento da industria de energias alternativas

Acreditamos na necessidade de por fim ao processo desumano e desigual de aplicação do método da terceirização na Petrobras. Todos os trabalhadores que empenham seus esforços na obtenção dos resultados dessa empresa são dignos de uma condição respeitosa de vida e de direitos.