Foto: Nathan Camelo O Presidente do Sindipetro CE/PI, Orismar Holanda, foi à Rádio O Povo/CBN, na última segunda-feira (26), conversar com a jornalista Leila Fontenele no programa O Povo Economia, onde esclareceu a situação do Sindipetro CE/PI sobre diversos temas relacionados ao uso do petróleo no Ceará e no Brasil. Confira a entrevista na íntegra:

Rádio O Povo-CBN – Eu queria um posicionamento do Sindipetro em relação à utilização dos recursos do petróleo. Tem uma votação no congresso, o governo já sofreu uma derrota, a presidente Dilma, de um projeto em tramitação, que destinava 100% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação e ela não conseguiu convencer a maioria. O que vocês acham dessa proposta?

Sindipetro Ce/PI – Você diz que presidente sofreu uma derrota, o governo sofreu uma derrota, mas quem sofreu a derrota maior foi o povo brasileiro. O que nós defendemos nós, petroleiros e sindicalistas defendemos é o uso do pré-sal pra educação e pra saúde. E o parlamento brasileiro perdeu um bom momento, uma grande oportunidade, de votar e aprovar um projeto dessa natureza que com certeza mudaria o Brasil num curto espaço de tempo. Em 15 anos já começaríamos a ter uma mudança tecnológica e educacional no País.

Rádio O Povo-CBN – O Sindipetro pretende fazer algum movimento nesse sentido?

Sindipetro Ce/PI – Esse movimento já existe, ele é ligado a nossa federação (FUP) e outros movimentos sociais. Há dois anos, nós fizemos um movimento na praça do ferreira, específico do Ceará, onde se defendia o uso dos royalties para a educação, principalmente para a educação, e agora com essa nova votação, quando se necessita que a presidenta sancione o projeto, então nós deveremos ter um posicionamento em Brasília, junto com os nossos representantes, com a FUP, em torno de que a presidenta tome uma posição, mais objetiva em prol do brasileiro e das futuras gerações.

Rádio O Povo-CBN – Com relação às últimas descobertas em águas profundas no Ceará, como é que vocês avaliam esses leilões de petróleo? Já deve ter novas votações esse ano para que esses leilões sejam licitados a partir do começo do próximo ano.

Sindipetro Ce/PI –  Vivemos um momento onde nossas reservas, nossos campos estão maduros, com novas plataformas de petróleo aqui no Ceará e no último mês a Petrobrás anunciou, e a gente vem acompanhando isso, a descoberta de um novo campo de petróleo aqui no estado do Ceará, que inclusive é algo grande, que vai até o Maranhão, uma reserva que até então não se conhece exatamente a dimensão dela, o que se tem é apenas uma noção,  mas são valores enormes aqui pro Ceará, cerca de três vezes o que a gente tem hoje e talvez seja até mais do que isso. Essa é a crítica que a gente faz, somos contra o leilão, por que o leilão é uma privatização lenta e democrática, uma privatização permitida.

Rádio O Povo-CBN – Por que é uma privatização, na sua avaliação?

Sindipetro Ce/PI – Por que a empresa privada, que vem lá dos EUA, da Europa, com o interesse de tirar o petróleo, pagar o imposto devido, e quando ela pode, ainda burla esse imposto, e vai embora com aquela riqueza. Então se esse imposto, se esse royalties não for bem utilizado, é um dinheiro que vai embora, e a população continua pobre, continua analfabeta, sem tecnologia, sem esclarecimento, sem conhecimento. O que a gente defende é o uso dessa riqueza em prol do conhecimento no seu amplo sentido: na tecnologia, na educação, na saúde. Então nós somos contra o leilão, primeiro por que essa é uma reserva nossa, uma reserva nacional, uma riqueza própria e tem que ser utilizada em benefício da própria nação. A Petrobras tai é pra isso mesmo. Essas empresas, quando vem pra cá, boa parte delas, o que muita gente não sabe, é que elas se utilizam da própria riqueza brasileira, do dinheiro do BNDES, por exemplo, pra fazer esse tipo de exploração.

Rádio O Povo-CBN – Aliás, a Petrobras, acredito que tenha sido a que mais tomou dinheiro emprestado, se não foi a maior, foi uma das maiores.

Sindipetro Ce/PI – A Petrobras faz um Mix. Ela junta o que consegue com as vendas nas bolsas financiamento do governo, do BNDES. Todas as empresas do setor privado trabalham com financiamento de bancos, e a Petrobras também faz isso. Agora o que é importante dizer é que ela sempre cumpriu com o papel social e financeiro dentro do estado brasileiro.

Rádio O Povo-CBN – Tem pesquisa de pré-sal aqui no estado?

Sindipetro Ce/PI – Pesquisa exatamente sobre o pré-sal aqui no Ceará ainda não, o que há são vestígios de que pode existir pré-sal no Ceará, existem duas alas de pensamento geológicos, uma defende que existe, outra diz que não. O fato é que, como os continentes se separaram a milhões de anos atrás, o Ceará se separou de uma confluência da Africa que hoje nela se encontra pré-sal. Então a partir daí, pode-se dizer que aqui no Nordeste, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão haveria também pré-sal. O que é interessante dizer é que essa descoberta aqui no Ceará recentemente, nesse poço em águas profundas, é mais interessante do que o pré-sal por que ele é mais barato.

Rádio O Povo-CBN – Qual o custo de exploração do poço?

Sindipetro Ce/PI – Ele é mais barato por que não tem camada de sal de 2km para atravessar. Só tem rocha, o que torna uma perfuração mais barata do que no campo do pré-sal, que tá ocorrendo lá no Sudeste.

Rádio O Povo-CBN – Então ele já pode ser explorado, já tem equipamento?

Sindipetro Ce/PI – Já tem equipamento, inclusive fica muito próximo da costa, há 100km de Paracuru e lá no Sudeste, o pré-sal fica a 250km, 300km. Daí se tira a diferença do custo.

Rádio O Povo-CBN – Em relação ao preço da gasolina, ela vai chegar a R$ 3,00?

Sindipetro Ce/PI – A gasolina deverá sofrer ajustes para mais, reajuste para menos realmente nunca acontece, é muito raro, e isso se deve por que o Brasil ainda trabalha com importação, ainda. Existe um déficit muito grande de refino. Se o Brasil hoje está num patamar de produzir bruto a tal ponto de abastecer o país inteiro, na questão do refino, isso aí não acontece. Então ainda é preciso comprar gasolina fora, diesel. Daí se tira a importância de se instalar uma refinaria no estado do Ceará.

Rádio O Povo-CBN – Que finalmente parece que está sendo resolvida a questão do terreno.

Sindipetro Ce/PI – Que finalmente a questão indígena está resolvida e a gente teve a informação de que a Petrobrás já pode começar a iniciar as obras. Aqui no Ceará tem cerca de umas 30 pessoas exclusivas a respeito da instalação dessa refinaria Premium II. Aliás a presidente da Petrobrás, ela sempre fala que é preciso ter um sócio, uma parceria e essas parcerias, se é que há essa necessidade, ela obviamente vem, por que é um negócio atrativo, pois o mundo inteiro ainda hoje gira em torno de combustíveis fósseis, não adianta pensar em combustíveis diferentes nos próximos 20 anos. Tem-se o avanço do carro elétrico, da energia eólica, etc, mas o combustível fóssil, a gasolina, o diesel, ainda vai ser o carro chefe e matriz energética internacional no mundo inteiro.

Rádio O Povo-CBN – Vai ter alguma manifestação a favor dos royalties para a educação?

Sindipetro Ce/PI – A gente ta aguardando o desenrolar dessa questão, mas manifestações a gente já fez. A gente trabalha com uma programação dentro do contexto da conjuntura política do momento. Então no momento certo a gente programa e aí vocês serão informadas disso com todo prazer.

OUÇA AQUI

Orismar na rádio O Povo/CBN
[jwplayer config=”audio-conteudo” file=”/wp-content/uploads/2013/01/Orismar-entrevista-O-Povo-Economia-CBN.mp3″]