Paulo Roberto Gimenes. Técnico de petróleo.

O Estado do Ceará, a saber, o município de São Gonçalo do Amarante, localizado na região oeste, foi selecionado para ser sede da refinaria de petróleo Premium 2. Como consequência, teremos um visível progresso em nosso Estado, colaborando com o do País, ao tempo em que devemos estar atentos aos desafios que estão imbricados nesse processo.

 

Tal processo interfere diretamente na geração de renda econômica para o Brasil. O interesse de investimentos nas refinarias traz, pois, uma série de vantagens:

1.       autossuficiência na produção de derivados;

2.       diminuição de importações com repercussão na balança comercial;

3.       geração de empregos devido às construções de infraestrutura em torno de uma refinaria;

4.      Desenvolvimento urbano em toda região;

No entanto, o que muitos desconhecem é queo modelo desenvolvimentista adotado por esse conceito de progresso, se não for construído com a participação da população, inclusão do povo local e devidamente fiscalizado, podem trazer retrocessos na esfera ambiental e social, desenvolvendo, assim, problemas que têm preocupado a muitos: poluição do mar e do ar, alteração na fauna e flora local, cultural, especulação rodoviária, dentre outros.

Da mesma forma, traz também desafios edesdobramentos, tais comoo crescimento da população e o consequenteaumento de seu poder econômico. Aregião, por sua vez,demandará uma melhoria da condição de infraestrutura para suportar o contingente populacional, bem como o aumento da quantidade de lixo produzida pela mesma, exigindo, assim, a implantação de uma empresa de reciclagem para que o lixo acumulado não vire poluente e não destrua mais rápido o meio ambiente, acarretando prejuízos à indústria do turismo já existente.

Refinar é preciso, mas preservar o meio onde a refinaria está inserida é imprescindível. Só é possível obter o respeito dasociedade se preservarmos, em primeiro lugar, o ambiente em que ela vive e se contribuirmos para a melhoria da qualidade de vida em nosso país.

Deste modo, cabe à população ficar informada e conscientizar-se de que é necessária a implantação dos projetos ambientais para que os problemas desta seara sejam reduzidos ao máximo, contribuindo, pois, para uma melhor qualidade de vida da população oriunda do litoral oeste do Ceará.