Com as frases “O Preço do Asfalto vai disparar se a Petrobrás vender a Lubnor – e a buraqueira vai aumentar”, o Sindicato dos Petroleiros do Ceará colocou 50 outdoors em Fortaleza.

A campanha tem o objetivo de alertar prefeitos e vereadores sobre os perigos de um monopólio privado na produção de Lubrificantes caso a venda da refinaria se concretize.

Segundo o sindicato, haverá aumento dos custos de pavimentação devido à constante elevação de preço devido às oscilações do mercado internacional. Atualmente a Petrobrás pratica correções nos preços do asfalto trimestralmente, isso porque ela é produtora de petróleo e detêm margens de lucro, que a permitem absorver essas oscilações internacionais. Já o comprador da Lubnor não é produtor de petróleo e vai repassar integralmente as oscilações de mercado para o produto, isto é, o asfalto.

Isso vai impactar nas licitações das prefeituras, haja vista as demandas constantes por aditivos nos contratos. Esse cenário pode comprometer seriamente o teto orçamentário dos municípios.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Sindipetro Ceará-Piauí (@sindipetro)