Os economistas do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (Ineep) mostraram que existem estudos técnicos provando que a Petrobrás pode seguir os caminhos do desenvolvimento e da integração nacional; e não o das privatizações e liberalismo, como está percorrendo a atual gestão entreguista da empresa.

Nesta sexta-feira, 24, pesquisadores do lançaram na VIII Plenária Nacional da FUP o segundo livro da série “Geopolítica, Estratégia e Petróleo: Transformações Internacionais e Nacionais”. O livro reúne artigos que o Instituto produziu ao logo do último ano, fruto de estudos e análise dos pesquisadores sobre o setor petróleo. “Esse livro tem um viés mais interessante em relação ao outro, ao tratar também de questões conjunturais da Petrobrás”, destaca Rodrigo Leão, coordenador técnico do Ineep.

Em síntese, William Nozaki esclarece que a opção da atual gestão em sanar as dívidas da Petrobrás vendendo ativos no menor prazo possível é um erro, “podemos alongar essa dívida e continuar o plano de investimentos. No longo prazo ter uma empresa mais integrada e articuladas com cadeias produtivas”, diz. O economista também sugere aumentar o makertshare (fatia do mercado) dos postos de combustíveis (hoje cerca de um terço); retomar investimentos em biocombustíveis, fertilizantes e explorar reservas em campos terrestres na Bahia e Paraná.

“Nesse segundo livro, trazemos um conjunto de reflexões, como, por exemplo, análises de experiências internacionais das grandes petrolíferas para poder avaliar se a Petrobrás caminha na contramão ou em convergência com o que está acontecendo no mundo. Além disso, temos artigos  problematizando com o que está acontecendo no Brasil no setor de óleo e gás”, explica William Nozaki, um dos pesquisadores do Ineep. Ele revela que os estudos feitos pelo Instituto demonstram que a atual gestão da Petrobrás ao vender ativos e quebrar a verticalidade da empresa está abrindo o mercado para a construção de monopólios estrangeiros no Brasil.

Acesse aqui o livro do Ineep.

[FUP e Sindipetro CE/PI]