O Sindicato dos Petroleiros do Ceará e Piauí (Sindipetro CE-PI) recebeu a segunda turma de residentes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) dentro do programa de Residência Multiprofissional em Atenção Integral à Saúde do(a) Trabalhador(a). A visita faz parte da iniciativa de aproximação entre os residentes e as entidades sindicais que atuam na defesa da saúde e segurança dos trabalhadores.

Durante a visita ao Sindipetro CE-PI, os residentes conheceram as bases que o Sindicato cobre no Ceará, incluindo as unidades da Petrobras, como a Lubnor, a TermoCeará e as plataformas offshore. Além disso, também estiveram no Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Sintsef) e no Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo do Ceará (Sindipetro CE-PI), e continuarão visitando outras entidades sindicais para ampliar o entendimento sobre as relações de trabalho e saúde ocupacional.

A Residência Multiprofissional em Atenção Integral à Saúde do(a) Trabalhador(a) foi instituída em 2024 pela Escola de Saúde Pública do Ceará e faz parte da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador do SUS no estado. O programa, pioneiro na região, é a segunda residência no Brasil com ênfase em Saúde do Trabalhador(a) e tem como instituições executoras o Cerest-Ce e o Cerest Fortaleza.