O lado do Sindipetro sempre é o da classe trabalhadora e da defesa da soberania nacional. É obrigação do sindicalismo fazer o trabalho de educação política e esclarecer os interesses em jogo no processo político eleitoral. Apresentamos, portanto, nossas demandas aos candidatos e às candidatas para cargos eletivos, bem como à sociedade, a Plataforma dos Petroleiros para as Eleições 2024.

Plataforma dos Petroleiros para as Eleições Municipais de 2024

1. Relacionamento com o Sindicato dos Petroleiros: Respeito e diálogo com o Sindicato dos Petroleiros do Ceará (Sindipetro CE/PI) como legítimo representante dos petroleiros na interlocução de pautas da categoria, para opinar e tratar de todos os assuntos que possam resultar em impacto nas operações da Petrobras, Transpetro e Cegás na cidade de Fortaleza tanto na Câmara Municipal como na Prefeitura Municipal.

Convite formal para participação de Comissões, Comitês ou Conselhos, sempre que o assunto tratar pautas de interesse da categoria, como: petróleo e derivados, margem equatorial, combustíveis alternativos, soberania e transição energética, industrialização, alterações urbanas nos bairros Mucuripe, Cais do Porto e Vicente Pizón, bem como mercado de trabalho, qualificação profissional e sindicalismo.

2. Educação

Promover visitas regulares de Comissões da Câmara Municipal de Fortaleza às dependências da Petrobras, Transpetro e Cegás para conhecimento e entendimento das contribuições destas instalações para a cidade de Fortaleza: Comissão de Desenvolvimento Econômico; Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia; Frente Parlamentar em favor do Hidrogênio Verde e Energias Renováveis.

3. Proposição de projetos

Propor comissões, leis, projetos e outras iniciativas que estimulem a ampliação das atividades da Petrobras, Transpetro e Cegás na
cidade de Fortaleza, aumentando os empregados destas empresas e garantindo a perpetuação das atividades. Defender a continuidade das operações da tancagem do Mucuripe (Fortaleza 2040 e Plano Diretor), garantindo os empregos, arrecadação de ISS, preços justos para os fortalezenses, se opondo à especulação imobiliária e retirada de famílias da região. Articular junto aos órgãos estaduais e federais, o fomento e estímulos necessários para a produção de gasolina, diesel automotivo, gás de cozinha e querosene de avião na cidade de Fortaleza, suprindo a carência desses derivados que hoje são importados. A cidade de Fortaleza como maior PIB do Nordeste, um dos maiores destinos turísticos do Brasil e 4ª maior cidade do país merece tais investimentos.

Criação da Frente Parlamentar em favor do Estudo da Margem Equatorial em Fortaleza. Impactos da Exploração e apoio logístico.

BAIXE AQUI EM PDF.