Petroleiros e Petroleiras realizam na próxima sexta-feira (27) uma manifestação em frente a Lubnor, em Fortaleza (CE). O ato, que segue o calendário unificado de luta das federações (FNP e FUP), acontece em todas as unidades de Refino da Petrobrás.
Os trabalhadores vão paralisar as atividades para cobrar que a empresa apresente uma proposta digna de ACT à categoria. Em assembleias, os petroleiros têm rejeitado por unanimidade os tímidos avanços apontados até agora no acordo.
A participação de todos nesta mobilização será muito importante, inclusive daqueles que estiverem de folga ou em teletrabalho. Não podemos aceitar que uma empresa que enriquece acionistas durante tanto tempo deixe de assumir um compromisso digno com seus trabalhadores e continue garantindo lucratividade ao mercado financeiro.
Além de melhorias significativas no ACT, também está na pauta da mobilização o resgate da AMS, a preservação da vida dos trabalhadores impactados pelas transferências compulsórias e o fim dos afretamentos de plataformas e navios.
As federações também vão exigir da Petrobrás a prorrogação do atual ACT enquanto não houver a assinatura de um novo acordo.
O calendário da luta unificada aprovado entre as federações prevê quatro dias de mobilizações organizados de maneira setorial.
Confira o calendário nacional de lutas para a campanha ACT 2023-2024:
27/10: refinarias e termelétricas;
30/10: empresas subsidiárias;
31/10: áreas administrativas;
01/11: exploração e produção.