Com Ato Nacional conjunto e atos nas bases, FUP e FNP entregam a pauta reivindicatória no próximo dia 2 de junho

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e seus sindicatos filiados convocam todos os petroleiros e petroleiras para um ato de entrega conjunta das pautas reivindicatórias da FUP e FNP no dia 2 de junho. Iremos realizar atos nas bases de todos os sindicatos de ambas entidades simultaneamente às 7h e às 11h será realizado um Ato Nacional no Edifício Senado (EDISEN) no Centro do Rio de Janeiro, onde está sediada a direção da empresa e onde será realizada a entrega das pautas.

A iniciativa que dá início à Campanha Reivindicatória 2022 é parte da busca por avançar na construção da unidade entre as federações. Após a manifestação será realizada nova reunião entre as direções das federações às 16h para a discussão da possibilidade de avançar para uma mesa única de negociação neste Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

7h: Ato em todas as bases da FUP e da FNP

11h Ato Nacional no EDISEN – Av. Henrique Valadares 28, Centro – Rio de Janeiro

 

Privatizar faz mal ao Brasil mais do que nunca deve ser o lema dos petroleiros e petroleiras, mais que isso, dos brasileiros e brasileiras. A soberania energética do país está ameaçada. Nesta segunda-feira, 30, o Ministério de Minas e Energia anunciou que formalizou ao Ministério da Economia o pedido de inclusão da Petrobrás na carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), visando estudos para uma privatização. que será deliberado pelo seu conselho no dia 02.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), voltou a pressionar o governo quanto a aprovação por maioria simples do Projeto de Lei que permite a venda de ações da Petrobrás.
Com isso, o governo deixaria de ser o acionista majoritário, perdendo sua autonomia sobre a empresa.

O coordenador da FUP, Deyvid Bacelar alerta que caso o projeto de privatização de fato vá para o Congresso Nacional, aconteça a maior greve da história da categoria petroleiras. “Em assembleias realizadas no fim de 2021, os petroleiros já aprovaram a deflagração de greve nacional, caso o presidente Jair Bolsonaro e seus aliados no Congresso Nacional insistam no projeto de privatização da Petrobrás”.

Sendo assim, a Federação Única dos Petroleiros junto da Federação Nacional dos Petroleiros convocam os trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobrás para participarem do ato unificado contra a privatização que acontecerá nesta quinta-feira, 02, no EDISEN. Às 11h, (Av. Henrique Valadares 28, Centro – Rio de Janeiro). O ato também marca o início da campanha reivindicatória da categoria.