Ato em protesto contra a venda da refinaria Lubnor, em Fortaleza (CE),  abaixo  do preço, reuniu 300 pessoas. Coordenador-geral da FUP diz que ações na justiça podem barrar a venda da empresa

 


A venda da refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor) da Petrobras para a iniciativa privada foi alvo de protesto de petroleiros na manhã desta sexta-feira (27), em frente à sede da empresa, no bairro de Mucuripe, Fortaleza (CE).  O ato reuniu cerca de 300 pessoas. A refinaria tem 201 trabalhadores próprios e outros 200 indiretos.

Presente ao ato, o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacellar, disse que apesar do anúncio da venda para a Grepar Participações Ltda com preço 55% abaixo do que vale no mercado, a luta para manter a refinaria sob o comando da Petrobras não terminou.  

“Temos ainda uma série de processos que irão ocorrer, seja no Ministério Público Federal, na Justiça e temos denúncias questionando essa privatização. Até lá a luta continua, assim como estamos fazendo contra a privatização da Reman [refinaria no Amazonas], da Rlam {Bahia] e de todo o plano do governo federal para privatizar a Petrobras”, incentivou Bacellar.

O dirigente da FUP argumentou ainda que há “muitas ilegalidades, inconstitucionalidades e imoralidade” na venda de um patrimônio com a Lubnor, por quase metade do preço.

“A avaliação de que a refinaria está sendo vendida 55% abaixo do vale não está sendo feita apenas pela FUP e o Ineep, mas até pelo banco BTG Pactual. São interesses de amigos do ‘bolsonarismo’ que estão ganhando muito dinheiro, não somente com esse processo de privatização”, criticou Bacellar.

Também estiveram presentes ao ato dos petroleiros, os deputados federal José Airton Cirilo (PT-CE), e estadual Elmano Freitas (PT) e os vereadores de Forteza Guilherme Sampaio (PT) e Ronivaldo Maia (PT). 

Saiba mais sobre o ato no Instagram do Sindipetro Ceará-Piauí

A Lubnor

A refinaria, uma das líderes nacionais na produção de asfalto é a única no país a produzir lubrificantes naftênicos de usos nobres , produz também óleo combustível, diesel marítimo, nafta, CM30, OAF. O GLP a refinaria recebe, armazena e distribui para a Nacional Gás Butano, Liquigás e Ultragaz.