Programa tem apoio do Sindicato dos Petroleiros do Ceará e Piauí
A necessidade de auxílio para famílias em situação de vulnerabilidade social aumentou durante a pandemia da Covid-19. No Ceará, uma série de iniciativas vem sendo realizada por Organizações da Sociedade Civil (OSCs), com o apoio do Governo do Ceará. No Grande Mucuripe, em Fortaleza, a União de Jovens do Vicente Pinzón iniciou o projeto “Sopão em ação”, que distribui sopas para a comunidade por meio de doação de alimentos do Programa Mais Nutrição, orientação da Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco e parceria do Sindicato dos Petroleiros.
“Estamos atingindo o máximo de famílias com o Mais Nutrição, pois sabemos que muitas pessoas não têm o que comer no dia a dia. Fico muito feliz de saber que existem grupos que se unem em momentos de dificuldade para ajudar o próximo. Isso é ser solidário”, enfatiza a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.
Mensalmente, 1.200 litros de sopas são distribuídos para 150 famílias credenciadas na entidade, com crianças entre 4 e 12 anos. A entrega do alimento é feita duas vezes na semana, às terças e quintas-feiras, sendo oferecido a cada dia um litro por família cadastrada. A dona de casa Maria de Fátima da Conceição, de 42 anos, com filhos na primeira infância, é uma das beneficiadas e aprova a iniciativa. “É muito ruim não ter o que dar para os filhos e essa sopa garante a boa alimentação dos meus pequenos. Que mais ações como essa sejam feitas e beneficiem mais gente”, afirma.
Para o vice-diretor da entidade, Márcio Luz, a doação das sopas tem sido possível devido às parcerias. “Somos de uma área carente de Fortaleza e estamos conseguindo atender as crianças da nossa comunidade. Isso, graças ao trabalho de voluntários do projeto e do incentivo de parceiros, como o Estado. Saber que as ações do Governo chega na ponta, que atinge os que mais precisam, é muito gratificante e nos dá combustível para fazer cada vez mais”, finaliza.