A Federação Única dos Petroleiros (FUP) manifesta apoio integral à greve dos trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, iniciada nesta terça-feira, 18. A categoria luta contra o desmonte do Acordo Coletivo e da estatal, que está na lista de privatização do governo Bolsonaro.

Assim como os petroleiros, os trabalhadores dos Correios estão com direitos ameaçados e enfrentam a intransigência da gestão da empresa, que nega-se a negociar a renovação do Acordo Coletivo e quer acabar com 70 das 79 cláusulas protetivas.

Além disso, a categoria está tendo a saúde e segurança negligenciadas pela direção dos Correios, que está expondo os trabalhadores à contaminação da covid-19, sem as devidas medidas protetivas.  

Nós, petroleiros, fizemos uma histórica greve em fevereiro deste ano para denunciar a privatização do Sistema Petrobras, as demissões em massa e os ataques aos direitos dos trabalhadores.

Assim como os companheiros dos Correios, também estamos em campanha reivindicatória, enfrentando o mesmo modus operandi por parte da gestão da Petrobrás, que recusa-se a renovar o Acordo Coletivo e negligencia a segurança dos trabalhadores, ao retomar as atividades em plena pandemia, fazendo explodir os casos de contaminação pelo coronavírus. Infelizmente, já perdemos diversos companheiros infectados, em função do descaso e irresponsabilidade dos gestores.

Paralelamente a isso, enfrentamos uma árdua luta contra as privatizações no Sistema Petrobrás, resistindo e denunciando a entrega de plataformas, refinarias, terminais, dutos, usinas de biodiesel, fábricas de fertilizantes e diversas subsidiárias que estão sendo vendidas a preços ínfimos.

Apoiamos, portanto, a greve legítima dos trabalhadores dos Correios, cuja luta deve ser abraçada por todos os brasileiros e brasileiras que defendem a soberania, os direitos trabalhistas e a justiça social.

A luta dos Correios é também a luta dos petroleiros.

Todo apoio à greve nacional da categoria!

Federação Única dos Petroleiros

Última modificação em Terça, 18 Agosto 2020 10:51