[Da imprensa do Sindipetro-RN]

A Petrobrás é do povo brasileiro! Na próxima sexta-feira, 31, petroleiros e petroleiras do Nordeste realizam um Ato Político Virtual intitulado: #PetrobrasFicaNordeste. A mobilização é contra a saída da Companhia da região, que nos últimos anos adotou uma política radical de hibernação de plataformas, unidades de processamento, paralização de poços e desinvestimentos e, também, a venda de ativos com preços irrisórios.

O coordenador interino do SINDIPETRO-RN, Rafael Matos, levanta a importância de se formular, juntamente à classe política, um projeto de lei que assegure a permanência da Companhia no Estado. “Temos que convencer a classe política de que é fundamental discutir com a Petrobrás que sem a retomada de projetos de investimentos por parte da estatal será impossível alavancar a cadeia produtiva do setor petróleo, inclusive, para que as empresas que estão chegando possam ter condições de alavancar suas atividades no Rio Grande do Norte. Isso pode garantir a geração de empregos, melhoria na arrecadação de tributos e royalties para o Estado, municípios produtores e proprietários de terras produtoras de petróleo e, também, desenvolvimento tecnológico”, ressaltou ele

De acordo com Márcio Dias, diretor de Comunicação do SINDIPETRO-RN, o Ato Político Virtual busca chamar atenção de parlamentares, movimentos sociais, empresários e da sociedade civil em geral sobre os prejuízos e retrocessos que a falta de investimentos pode causar ao povo nordestino.

“Há pelo menos 10 anos o SINDIPETRO-RN vem alertando sobre a ameaça de que a Petrobrás pode encerrar por completo suas atividades na região, o que vai gerar graves consequências políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais. Por esse motivo, é necessário apoio do poder público e da união da sociedade na lutar pela retomada de investimentos da Petrobrás no Nordeste, particularmente, no Rio Grande do Norte”, explica o dirigente.

Como participar do Ato

Durante toda a sexta-feira, 31, a diretoria convida a sociedade a usar a hashtag #PetrobrasFicaNoNordeste, nas redes sociais (instagram, twitter e facebook), e marcar parlamentares e empresários que apoiam a continuidade das atividades da Estatal na região.

Para fortalecer a mobilização, a diretoria do SINDIPETRO-RN fará uma série de lives no Facebook e Youtube. A programação terá início às 7h com a transmissão especial do Café Sindical no endereço: (https://www.facebook.com/sindipetro.rn/). A cobertura do #PetrobrásFicaNoNordeste será durante todo o dia, e contará com entrevistas, exibição de documentários, músicas e comentários sobre o ato.

Até o momento, a mobilização que faz parte da campanha “Pelo Povo Potiguar a Petrobrás Fica no RN”, terá a participação do coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Dayvid Barcelar, e já conta com mais de 50 entidades que estão apoiando a movimentação pela retomada dos investimentos da Petrobrás, entre elas a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil(CTB), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte(FIERN), União Nacional dos Estudantes(UNE), Frente Brasil Popular, Associação dos Engenheiros da Petrobras(AEPET), Associação dos Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania(ADJC) e os mandatos do Senador Jean Paul Prates; da Deputada Federal, Natália Bonavides e da Deputada Estadual, Isolda Dantas e do Deputado Estadual, Francisco do PT.

Twitaço

Nesta sexta-feira o Café Sindical será especial e o SINDIPETRO-RN fará uma programação com a cobertura completa durante todo o dia, e a partir das 8 horas, a coordenação do Ato está convocando todos os internautas a participar de um “twitaço” com a hastag #PetrobrasFicaNoNordeste e #PeloPovoPotiguarAPetrobrásFicaNoRN.

A iniciativa busca tornar o ato um dos assuntos mais comentados do twitter e mobilizar ainda mais pessoas para defender a permanência da Petrobrás no Nordeste e no Rio Grande do Norte com mais investimentos no setor petróleo. Participe!

Desinvestimento no RN

De acordo com dados levantados pela diretoria do Sindicato, só no RN a Petrobras demitiu 1.328 funcionários de suas empresas terceirizadas em 2020. Os dados, foram registrados entre 1º de janeiro e 10 de junho.

Em janeiro eram 6.032 funcionários terceirizados no Rio Grande do Norte. Agora são 4.704. No final de 2018 eram 6.779, o que mostra que os ritmo das demissões aceleraram no Rio Grande do Norte.

Para o diretor licenciado do Sindipetro-RN e da FUP, Pedro Lúcio, o problema não é de hoje. “É uma tendência que reflete o desinvestimento da estatal no Rio Grande do Norte e no nordeste brasileiro nos últimos dez anos. Em 2011, existiam cerca 2.708 funcionários concursados e 13.151 profissionais terceirizados diretos e mais de 50 mil indiretos prestando serviços nas terras potiguares”, explica Pedro.

O petroleiro ainda destaca que a Produção de Barris de Óleo Equivalentes (média por dia) no Estado do Rio Grande do Norte por todas as concessionárias também teve uma redução alarmante. Em 2011, eram produzidos boe/dia, 60.700,70 barris de petróleo. Até abril de 2020 esse número caiu quase pela metade, chegando a marca de 35.911,79.

A redução atingiu diretamente a receita da Petrobrás no Estado. Em 2010 a Companhia investia R$ 1.553,17. Em 2018 esse número chegou a quase 1/3, reduzindo a R$ 546,37. ‘É obvio que esse recuo no nível de investimentos não poderia acarretar outra coisa a não ser no declínio da produção e, ao contrário do que a gestão da Petrobrás afirma, essa redução não é somente pelo fato dos campos de produção estarem com suas vida avançadas e serem, por isso, considerados ‘campos de produção maduros’ “, conclui, Pedro.