Uma ação inédita sobre saúde mental do trabalhador com petroleiros offshores isolados em hotel na capital cearense aconteceu a tarde de ontem (14/05) por videoconferência

Sob condução do diretor e também psicólogo, Paolo Valterson, cerca de 30 petroleiros tiveram um espaço de fala para expressão de seus sentimentos e receberam algumas orientações de como lidar com ansiedade, desesperança, medo, solidão e angústias quanto ao presente lugar de doença e aos seus futuros.

Além disso, também foram tiradas dúvidas quanto à segurança jurídica nesta situação, como se dá a responsabilização da empresa nesse sentido, através das ações em curso pelo Sindipetro e órgãos de proteção ao trabalhador.

Segundo Paolo, o foco foi acolher o sentimento das pessoas e colocar o sindicato como canal de escuta e orientação. “Foi possível abordar com eles a situação de desrespeito à terapêutica e prevenção ante a epidemiologia da pandemia. Conscientizar de que a culpa não deve recair sobre cada um dos indivíduos, pois quando se chega ao nível de transmissão comunitária não é mais possível rastrear ou achar um “culpado”, que pode vir de qualquer lugar ou produto. Se tiver culpado a apontar, é a irresponsabilidade da gestão da Petrobras”, alegou.

A reunião virtual fortaleceu o ambiente de solidariedade entre os trabalhadores, a consciência sobre a responsabilidade da gestão, que não garantiu um ambiente saudável e seguro para os trabalhadores. Ela se revela enquanto maior parcela responsável pelo ocorrido.

DENÚNCIAS

Por meio da conversa, diretores do Sindipetro CE-PI também receberam denúncias, como a indisponibilidade de analgésicos no local e que, até aquele momento, o médico sequer tinha tido contato presencial com os trabalhadores. Outra queixa registra a ausência de oxímetro (dispositivo que mede indiretamente a quantidade de oxigênio no sangue de um paciente) no local, questionando o nível de suporte que está sendo disponibilizado no local. Temem ainda a liberação para o isolamento doméstico após novos exames previstos, dadas as suas realidades sociais.