Danilo Silva informa sobre pautas do CA discutidas nesse 1º bimestre

Nos primeiros dois meses de 2019, o Conselho de Administração da Petrobrás realizou três reuniões. A primeira agenda foi no dia 30 de janeiro e, depois, em 18 e 27 de fevereiro. O conselheiro eleito pelos trabalhadores para o CA, Danilo Silva, participou de todas as reuniões.

 

Danilo também se reuniu com o presidente da companhia, Roberto Castello Branco, e com o presidente do CA, Almirante Eduardo Barcellar Leal Ferreira, para discutir demandas e solicitar informações relevantes à categoria.

O conselheiro esteve reunido ainda com técnicos do INEEP e assessorias jurídica e financeira e participou de bate-papos com trabalhadores das refinarias e de subsidiárias da Petrobrás durante sua passagem por Pernambuco e São Paulo e pelo Rio de Janeiro.

 

Para manter a transparência do seu mandato e informar a categoria, o conselheiro apresenta agora um levantamento do que foi abordado nas reuniões do CA e como foi o seu posicionamento em relação a cada tema. 

 

É importante esclarecer que nem todos os assuntos pautados nas reuniões podem ser divulgados, em virtude do acordo de confidencialidade do Conselho de Administração. 

 

Segue abaixo detalhe das suas atividades entre os meses de janeiro e março de 2019. 

Atividades

03/01/19 – Posse no Conselho de Administração e acompanhamento da posse do Presidente Roberto Castelo Branco, no Rio de Janeiro/RJ;

21 a 24/01 Treinamento On Boarding, obrigação legal, e reunião prévia com as áreas sobre a pauta do RCA de janeiro, no Rio de Janeiro/RJ;

25/01 – Reunião com o presidente Roberto Castello Branco, no Rio de Janeiro/RJ;

28 e 29/01 – Reunião prévia sobre as pautas do RCA de janeiro, no Rio de Janeiro/RJ;

 

30/01/19
Reunião CA (janeiro) – Rio de Janeiro/RJ 

Temas discutidos e votações: 

O gerente geral de Gestão Integrada de Ativos de Exploração e Produção, Carlos Alberto Pereira de Oliveira, fez uma apresentação de 45 minutos sobre as “Reservas de Petróleo e Gás da Petrobrás – Dezembro de 2018”. 

Com a exibição de tabelas e gráficos, ele demonstrou que no último dia de 2018, as reservas provadas de óleo, condensado e gás natural da Petrobrás atingiram 11,957 bilhões de barris de óleo equivalente (boe), segundo critérios da ANP/SPE (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis/Society of Petroleum Engineers).

O gerente informou que a Petrobrás conseguiu repor 96% do volume produzido, desconsiderando os efeitos dos desinvestimentos realizados em 2018, devido, principalmente, à perfuração de novos poços, às respostas positivas à injeção de água e ao bom desempenho dos reservatórios no pré-sal das bacias de Santos e Campos.

Disse ainda que as operações de desinvestimentos proporcionaram a monetização antecipada de 0,421 bilhão de boe referentes a: cessão de direitos de 35% da participação do campo de Lapa e 22,5% da participação dos campos de Berbigão, Sururu e Oeste de Atapu para a Total; cessão de 25% do campo de Roncador, concretizando a parceria estratégica com a Equinor; e formação da Joint Venture da Petrobras América Inc. com a Murphy Exploration & Production Co.  

Pelo critério SEC (US Securities and Exchange Commission), as reservas chegaram a 9,606 bilhões de boe, em 31 de dezembro, e a Petrobrás conseguiu repor 125% do volume produzido, desconsiderando os efeitos dos desinvestimentos realizados em 2018.

Nas deliberações, Danilo votou favorável à eleição de Carlos Alberto Pereira de Oliveira como Diretor Executivo de Exploração e Produção e de Rudimar Andreis Lorenzatto, como Diretor Executivo de Desenvolvimento da Produção & Tecnologia. 

O conselheiro também votou a favor das seguintes matérias:

– Indicação de Diretor Presidente e Diretor de Dutos e Terminais da Transpetro (Paulo Penchiná Cortines Pereira); 

– Indicação de membro do Conselho de Administração da Petrobrás Biocombustível;

– Indicação de Diretor da Logigás;

– Indicação de membros do Conselho Fiscal da Petrobras Operaciones (Posa);

– Indicação de novo membro para Comissão de Ética da Petrobrás e do seu Coordenador;

– Indicações do Ministério de Minas e Energia de novo Presidente e novo membro para o Conselho de Administração da Petrobrás (Almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira para Presidente do Conselho de Administração da companhia e João Cox para membro do Conselho).

Danilo Silva votou contra a designação de Claudio Costa para Gerente Executivo de Gestão de Pessoas. Ex-secretário executivo adjunto de gestão de pessoas da Prefeitura de São Paulo durante a gestão de João Doria (PSDB), Costa foi o responsável por criar um clima de terror no Edisp, no dia 25 de fevereiro, ao ameaçar de demissão os trabalhadores do prédio administrativo, que a Petrobrás anunciou que será desmobilizado.

04/02/19 – Seminário Estadual sobre alternativas ao PED Petros e PP3 – São Paulo/SP;

06/02/19 – Reunião do Comitê em defesa das Estatais e reunião com deputados eleitos por Pernambuco sobre a importância da Petrobrás e do Pré-Sal para o Brasil – Brasilia/DF;

07/02/19 – Encontro de Governança com conselheiros eleitos pelos empregados em estatais – Brasilia/DF;

15/02/19 – Reunião Extraordinária do CA – Fevereiro – Rio de Janeiro/RJ;

18/02/19 – Indicação de Edmundo José Correia Aires para Diretor de Suprimentos Agrícolas e Diretor de Biodiesel da Petrobrás Combustível S.A. (PBIO) – Danilo votou favorável 

19/02/19 – Solicitado a alteração do estatuto em relação à participação do conselheiro eleito pelos empregados nos comitês que assessoram o Conselho de Administração;

O conselheiro solicitou reunião com o Presidente do Conselho de Administração, Almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira;

20/02/19 – Danilo participou da assembleia no Edisp, organizada pelo Sindipetro Unificado-SP, sobre a decisão do fechamento do prédio administrativo de São Paulo/SP pela gestão da Petrobrás;

21/02/19 – Solicitação à alta administração da razão que deu embasamento à decisão de fechar o prédio do Edisp, assim como os custos envolvidos em toda a operação e expectativa da operação;

21/02/19 – Foram encaminhados diversos requerimentos de esclarecimento à alta administração sobre a saída de duas geólogas, Ana Patricia Laier e Carla Marinho, da condição de consultoras, além de outras informações solicitadas por trabalhadores; 

22/02/19 – Visita ao Sindipetro PE/PB, Terminal Aquaviário de Suape e Copergás, em Recife/PE; 

25/02/19 – Reunião com assessoria jurídica e financeira; 

 

26 e 27/02/19

Reunião CA (Fevereiro) – Rio de Janeiro/RJ 

Temas discutidos e votações: 

O Gerente Executivo de Controladoria, Ricardo Rodrigues Besada Filho, apresentou os “Resultados e Relatórios de Desempenho Empresarial da Petrobrás – Exercício de 2018”. Em seguida, foi a vez da Gerente Executiva de Relacionamento com Investidores, Isabela Mesquita Carneiro da Rocha, expor o “Relato Integrado 2018”. Por último, o sócio-líder da KPMG, Marcelo Gavioli, fez uma apresentação sobre “Auditoria das Demonstrações Contábeis – Exercício findo em 31 de dezembro de 2018”.

Segundo as informações, no acumulado do ano passado, a Petrobrás conseguiu registrar um lucro líquido de R$ 25,78 bilhões, conseguindo assim seu primeiro lucro anual desde 2013, e registrou um Ebitda recorde de 114,9 bilhões. O endividamento da companhia ficou em US$ 84,4 bilhões. 

A estatal destacou que sua produção ficou praticamente estagnada durante os últimos cinco anos em função, entre outros fatores, da ausência de leilões de blocos de petróleo no Brasil entre 2008 e 2013, atrasos sistemáticos no desenvolvimento de projetos em parte associados às rígidas exigências de conteúdo local e o declínio natural de campos maduros.

Nas matérias para deliberação, o conselheiro votou favorável às Demonstrações Contábeis da Petrobrás (Controladora e Consolidadas) – Exercício de 2018.

06/03/19 – Reunião com equipe técnica do Ineep, debate sobre conjuntura econômica nacional e geopolítica internacional; 

14/03/19 – Gravação de material (vídeo) para divulgação em redes sociais sobre o papel do conselho e temas estratégicos do setor; 

18/03/19 – Participou da formação de Conselheiros de Administração (atualização) – Instituto Brasileiro de governança corporativa – IBGC/SP – São Paulo/SP; 

20/03/19 – Reunião CA no Rio de Janeiro/RJ. 

O informe sobre a reunião de março será encaminhado em Abril. 

Agradeço a atenção e fico a disposição para mais detalhes no Tel\Whatsapp 19 9 9560 2177

Danilo Silva
Conselheiro de Administração da Petrobrás (eleito pelos empregados)