30/01/19
Reunião CA (janeiro) – Rio de Janeiro/RJ
Temas discutidos e votações:
O gerente geral de Gestão Integrada de Ativos de Exploração e Produção, Carlos Alberto Pereira de Oliveira, fez uma apresentação de 45 minutos sobre as “Reservas de Petróleo e Gás da Petrobrás – Dezembro de 2018”.
Com a exibição de tabelas e gráficos, ele demonstrou que no último dia de 2018, as reservas provadas de óleo, condensado e gás natural da Petrobrás atingiram 11,957 bilhões de barris de óleo equivalente (boe), segundo critérios da ANP/SPE (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis/Society of Petroleum Engineers).
O gerente informou que a Petrobrás conseguiu repor 96% do volume produzido, desconsiderando os efeitos dos desinvestimentos realizados em 2018, devido, principalmente, à perfuração de novos poços, às respostas positivas à injeção de água e ao bom desempenho dos reservatórios no pré-sal das bacias de Santos e Campos.
Disse ainda que as operações de desinvestimentos proporcionaram a monetização antecipada de 0,421 bilhão de boe referentes a: cessão de direitos de 35% da participação do campo de Lapa e 22,5% da participação dos campos de Berbigão, Sururu e Oeste de Atapu para a Total; cessão de 25% do campo de Roncador, concretizando a parceria estratégica com a Equinor; e formação da Joint Venture da Petrobras América Inc. com a Murphy Exploration & Production Co.
Pelo critério SEC (US Securities and Exchange Commission), as reservas chegaram a 9,606 bilhões de boe, em 31 de dezembro, e a Petrobrás conseguiu repor 125% do volume produzido, desconsiderando os efeitos dos desinvestimentos realizados em 2018.
Nas deliberações, Danilo votou favorável à eleição de Carlos Alberto Pereira de Oliveira como Diretor Executivo de Exploração e Produção e de Rudimar Andreis Lorenzatto, como Diretor Executivo de Desenvolvimento da Produção & Tecnologia.
O conselheiro também votou a favor das seguintes matérias:
– Indicação de Diretor Presidente e Diretor de Dutos e Terminais da Transpetro (Paulo Penchiná Cortines Pereira);
– Indicação de membro do Conselho de Administração da Petrobrás Biocombustível;
– Indicação de Diretor da Logigás;
– Indicação de membros do Conselho Fiscal da Petrobras Operaciones (Posa);
– Indicação de novo membro para Comissão de Ética da Petrobrás e do seu Coordenador;
– Indicações do Ministério de Minas e Energia de novo Presidente e novo membro para o Conselho de Administração da Petrobrás (Almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira para Presidente do Conselho de Administração da companhia e João Cox para membro do Conselho).
Danilo Silva votou contra a designação de Claudio Costa para Gerente Executivo de Gestão de Pessoas. Ex-secretário executivo adjunto de gestão de pessoas da Prefeitura de São Paulo durante a gestão de João Doria (PSDB), Costa foi o responsável por criar um clima de terror no Edisp, no dia 25 de fevereiro, ao ameaçar de demissão os trabalhadores do prédio administrativo, que a Petrobrás anunciou que será desmobilizado. |