Empresa deixa trabalhadores ‘a ver navios’.

                                                                                    

                                                                                     MANIFESTO

Os trabalhadores na indústria de petróleo nos estados do CE e PI vem a público manifestar o apoio aos trabalhadores dos serviços de hotelaria que atuam nas unidades do CE Mar (plataformas e base de apoio), que se encontram mobilizados contra as atuais práticas promovidas pela terceirizada PCA Refeições Coletivas Ltda.

Atrasos sistemáticos dos salários, não pagamento da Gratificação de Natal (Lei 4.0902/62, décimo terceiro) com proposta de quitação parcelada a partir de 2017, falta de depósitos dos auxílios alimentação, atrasos nos serviços dos planos de saúde, não reposição das perdas salariais e práticas de intimidação aos funcionários são resultados da precarização do trabalho cujas empresas como a PCA agravam e se aproveitam do cenário de crise econômica e social atual do país.

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo nos Estados do CE e PI (Sindipetro CE-PI) expressa publicamente seu apoio incondicional aos trabalhadores da PCA e manifesta igual protesto à PETROBRAS para que tome as medidas cabíveis e urgentes para regularizar as relações com as quais esta é responsável solidariamente, na forma da Lei.

Os petroleiros compreendem que a situação dos empregados de hotelaria coincide com a atual política de desmonte da Petrobras: vendas de ativos e campos de produção, desinvestimento, manipulação de balanços contábeis, redução de contratos, planos de incentivos a demissão sem reposição da força de tralhado etc. Neste contexto, também manifestam a insatisfação à alterações no provimento das alimentações fornecidas pela PCA à bordo nas plataformas, orientadas pela Petrobras em mudanças que implementaram serviços congelados com única finalidade de reduzir postos de trabalho.

Os trabalhadores a bordo das plataformas decidiram pela não celebração da ceia de Natal, no entendimento solidário aos hoteleiros que se veem impedidos de proverem aos seus familiares de iguais condições.

Juntos Somos Mais Fortes.

Subscrevem:

  • Empregados da Petrobras do CE.
  • · Sindipetro CE/PI
  • · Empregados das terceirizadas a bordo das empresas MM, CSE, Mergmar, Adrisam, Sansin, Power, Concremat, G&C, Oceânica.