Sem coletes, trabalhadores não tem como realizar o porte de arma e deixam a unidade e a si próprios inseguros.

O Sindicato dos Petroleiros do Ceará constatou que profissionais da segurança patrimonial da Lubnor estão sem equipamentos de segurança, como coletes e armamento.

A Unidade, que já foi vítima de invasão diversas vezes, fica localizada em um bairro bastante perigoso da capital cearense. O sindicato apurou que os coletes estão vencidos há quase três meses e sem eles, o trabalhador acaba ficando sem ter onde colocar a arma no suporte da cintura do colete.

Na norma corporativa da Petrobrás, desde dezembro de 2011 “para todos os ISI e vigilantes de empresas especializadas de segurança contratadas pela Petrobras o uso de “colete à prova de balas de uso permitido quando trabalham portando arma de fogo, visando a proteção do tronco contra riscos de origem mecânica”. (Art.1º da Protaria 191/MTE).

A empresa terceirizada SERVIS, conforme pode-se verificar na imagem, está regularizada, mas os trabalhadores próprios da Petrobrás ficam desprotegidos, bem como o próprio patrimônio da Petrobrás.

O Sindipetro CE/PI já entrou em contato com a gerência para resolver o caso, mas ela afirma que o processo de compra dos coletes novos está em andamento, resta saber o porque o atraso e quanto tempo mais esperaremos.